• Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão do imperador d. Pedro II e sua família, construído entre 1845 e 1862. Abriga o Museu Imperial desde 1940.
  • François René Moreaux. Proclamação da Independência do Brasil. Óleo sobre tela, 1844.
  • D. Pedro II. Escultura oferecida pela municipalidade de Petrópolis ao Museu Imperial, em 1941. Jardins do Palácio Imperial de Petrópolis.

Bem-vindos ao Museu Imperial

O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos preparados pela nossa equipe.

Passeando pelas páginas do nosso portal, você terá acesso a parte dessa história. Seja bem-vindo, navegue e descubra as novidades que preparamos para você!

Museu Imperial: NOSSO MUSEU, NOSSA HISTÓRIA!

Atenção: os telefones do Museu Imperial mudaram! Clique aqui para conhecer os novos números.

Funcionamento:

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h (Fechamento dos portões: 17h30)
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h (Fechamento dos portões: 17h30)
Bilheteria: de terça a domingo, das 11h às 17h30
Atendimento nos setores técnicos: de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30

Preços:

Entrada inteira: R$ 10,00
Meia-entrada: R$ 5,00 (estudantes, professores e maiores de 60 anos)
Brasileiros maiores de 80 anos, menores de 7 anos e pessoas com deficiência: gratuito
Guias de turismo com registro na Embratur: gratuito
Membros do ICOM: gratuito
Projeto “O Museu é nosso”: entrada gratuita para petropolitanos e moradores de Petrópolis, todas as quartas-feiras e último domingo do mês Som e Luz às sextas-feiras, 20 horas: para moradores de Petrópolis - R$5,00 (cinco reais). Apresentar comprovante de residência e identidade

Pacotes:

Sarau Imperial + Palácio = R$15,00 (inteira) R$7,00 (meia)
Sarau Imperial + Som e Luz + Palácio = R$30,00 (inteira) R$15,00 (meia)
Som e Luz + Palácio = R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia)
Som e Luz + Sarau Imperial = R$26,00 (inteira) R$13,00 (meia)

PACOTES FAMÍLIA:

(2 inteiras + 2 meias – estudantes ou idosos)
Som e Luz = R$50,00
Sarau Imperial = R$25,00
Palácio = R$25,00
Som e Luz = R$50,00
Palácio + Som e Luz = R$60,00
Palácio + Sarau Imperial = R$40,00
Palácio + Som e Luz + Sarau Imperial =R$90,00

altEspetáculos:

Som e Luz
Um Sarau Imperial

Novidades Imperiais:

Biblioteca Rocambole homenageia a música clássica e o dia dos animais
Museu Imperial recebe Encontro da Vertente do Programa de Sensibilização Turística
Casa de Cláudio de Souza recebe Miguel Berredo para início do ciclo de palestras 2015

Subcategorias

Museu Imperial de Petrópolis - Informações úteis

Esta página é um guia geral de informações úteis sobre o Museu Imperial. Navegue pelos tópicos abaixo para obter as informções desejadas.