• Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão do imperador d. Pedro II e sua família, construído entre 1845 e 1862. Abriga o Museu Imperial desde 1940.
  • François René Moreaux. Proclamação da Independência do Brasil. Óleo sobre tela, 1844.
  • D. Pedro II. Escultura oferecida pela municipalidade de Petrópolis ao Museu Imperial, em 1941. Jardins do Palácio Imperial de Petrópolis.
  • Friedrich Hagedorn. Vista do Palácio Imperial de Petrópolis. Têmpera sobre cartão, c. 1855.
  • Sala de Estado. Palácio Imperial de Petrópolis. À esquerda, o trono imperial do Palácio de São Cristóvão, residência oficial da família imperial brasileira.

Loja

O Museu Imperial possui um acervo com mais de 250.000 itens e é um dos museus mais visitados da América Latina, expondo peças belíssimas, destacando-se a coroa de D. Pedro II.

A loja, localizada nas dependências do Museu Imperial, apresenta uma linha de aproximadamente 150 produtos exclusivos e inspirados em peças e obras do acervo relacionados à história do Brasil, todos com a marca desta instituição tão apreciada mundialmente.

A loja do Museu Imperial comercializa produtos de qualidade, como: canecas, camisetas, blocos de anotações, marcadores de livro, leques, miniaturas da coroa de D. Pedro II, pena da Lei Áurea, dentre outros.

Os visitantes podem adquirir os produtos durante sua visita a este museu e, desta forma, levar um pouco da história deste lugar tão especial.