Audioguide

Visita orientada por guias digitais de áudio (audioguide)

Central digital do audioguide

Os visitantes do Museu Imperial contam com um recurso adicional, pioneiro em museus do país, para a visita ao Palácio onde viveu a Família Imperial. Trata-se do audioguide, um guia eletrônico que permite uma experiência individualizada da visitação através de uma narração detalhada das principais características de cada sala. O aparelho que poderá ser alugado, tem versões da narração em português, inglês e terá, brevemente, em espanhol, francês e alemão. O uso do audioguide, além de proporcionar mais conforto, é uma antiga reivindicação dos turistas, principalmente os estrangeiros.

O Museu Imperial tem educadoras do Setor de Educação, que promovem visitas guiadas para estudantes; os visitantes adultos, no entanto, ficam à mercê de guias turísticos, que nem sempre prestam informações fidedignas.

Com tecnologia israelense, o audioguide coloca o Museu Imperial em pé de igualdade com os mais prestigiados museus do mundo. Inicialmente, serão 75 aparelhos, carregados com uma narração de 50 minutos (tempo médio da visitação), que pode ser alterada para a linguagem desejada com rapidez com o uso de flash cards. Cada aparelho, parecido com um controle remoto de TV, tem autonomia total de quatro horas. O manejo é simples, a narração pode ser interrompida a qualquer momento e os usuários podem ouvi-la em qualquer ordem, apenas teclando o número correspondente a cada sala.

O audioguide poderá ser alugado pelo preço de R$ 3,00.

Exemplo de identificação das salas.

audioguide3  placa1  audioguide4