• Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão do imperador d. Pedro II e sua família, construído entre 1845 e 1862. Abriga o Museu Imperial desde 1940.
  • François René Moreaux. Proclamação da Independência do Brasil. Óleo sobre tela, 1844.
  • D. Pedro II. Escultura oferecida pela municipalidade de Petrópolis ao Museu Imperial, em 1941. Jardins do Palácio Imperial de Petrópolis.
  • Friedrich Hagedorn. Vista do Palácio Imperial de Petrópolis. Têmpera sobre cartão, c. 1855.

Coleção Júlio Frederico Koeler (Sigla: DJK)

Conteúdo: Trata-se de documentos referentes ao major Júlio Frederico Koeler. Nascido na Mogúncia, chegou ao Brasil, em 1828, para fazer parte do corpo de estrangeiros do Exército, no qual ocupou o posto de primeiro-tenente. Em 1841, foi nomeado chefe da 2ª Seção de Obras Públicas do Rio de Janeiro. Elaborou o projeto da colônia de Petrópolis e foi o responsável pela imigração alemã. Foi diretor da colônia de Petrópolis e encarregado da construção do Palácio Imperial, da urbanização de Petrópolis e das obras da estrada entre o Porto da Estrela e Paraíba do Sul.

Período: 1822/1847.

Instrumento de Pesquisa: Inventário analítico com índice onomástico.

Acesso: Livre

Arquivo Histórico