banner viagem dpedro

30.04.1876

Dizem que há um trem adiante. É de mercadorias. E desencarrilhou porque houve descuido em não fechar a agulha. Estaremos dentro deste snow-shed, de luzes acesas no vagão até talvez 3 da tarde. 7 ¾. Felizmente anda o trem. Raiou o sol para nós sobre montanhas cobertas de neve e de grandes pinheiros. Entramos noutro snow-shed. Trens de mercadorias e passageiros parados à nossa esquerda. Vamos seguindo bem.

Na subida das cristas do Summit há uma sucessão de tunnels e snow-sheds dos quais o maior tunnel tem 1659 p. de c[omprimento]. e os outros de 100 a 870.

Comprado snow-shed 23 milhas ao custo de 10.000 dólares por milha.

8 ¼ Summit — A estação vê-se quase coberta pela neve e gelo por entre as tábuas do snow-shed.

8h 40m. Donver-lake no fundo dos precipícios à esquerda. Aí morreram entre os gelos Donver mulher e filhos; outros imigrantes seguiram seu caminho a tempo. Isto sucedeu no inverno de 46 e 47, e o lugar ficou-se chamando Statawaton-Camp. Descemos desde o summit pelo próprio peso somente.

Truckee. 12 milhas S. lago Tahoe. 6.000 habitantes outro guia dá 2.000. Com muitas serrarias. Margeamos o rio Truckee que, as neves derretidas, tem engrossado. Está na Nevada-Country célebre por escolas públicas. Atravessado o Truckee para a margem direita. Corre rapidamente e um pouco encachoeirado. Antes de Bronco deixa-se a Califórnia. Atravessado para a margem esquerda. Outra vez para a direita. Verdi 4.915 pés de a[ltura].

Nada de importante. Outra vez para a margem esquerda. O vale de Truckee é muito apertado às vezes.

Começam os sage-brush (espécie de alfazema) não muito longe do Reno 4.525 pés de a[ltura].

1000 habitantes 2 jornais diários.

Passeamos entrando numa livraria com boas obras. Já havíamos feito o mesmo em Truckee onde li na parede de uma casa Photographic-Gallery.

Virginia-City onde há as célebres minas de prata está situada a 51 m. da estrada de ferro. Perto de Virginia-City ficam as de ouro de Gold-Hill. A de ouro de Cronstock Lode produzirá 25 milhões de dólares por ano depois de feito o Sator-Tunnel cujo tronco terá 19.700 pés de c[omprimento]. e os ramais 12.000. Custo de quase 4 milhões e 500 mil dólares. A 12m. S[uperfície]. estão as Steamboat-Springs, algumas de muito alta temperatura.

Vão-se vendo áreas cultivadas; mas abunda o sage-brush

Morros ao longe de ambos os lados, e os da direita com mais ou menos neve.

Estreito da bacia do Truckee pouco antes vi algumas manchas de neve nas faldas menos da esquerda. Agora não se vê neve de nenhum lado. Solo pedregoso. Algumas casas espalhadas.

1h ¼ Wadsworth - 250 habitantes limite ocidental do [ilegível] mas antes quase que o era já.

O Truckee foi atravessado outra vez pouco antes deste lugar.

Entrou um homem e perguntou-me se eu era D. Pedro I, à minha resposta II apertou-me a mão, agradeci-lhe e foi-se, este foi o mais simples de muitos shakehands que tenho tido.

Wigwans e índios.

O reservation dos Piutes fica a 18 m. N.O.

1 2/4 duas casas isoladas. Nem mesmo há muito sage-brush Vê-se bem o álcali branco na superfície do solo denudado. Casas, e sacos empilhados formando um cercado. Hot-springs

A ½ m[etro] da s[uperfície] estão as obras da companhia de extração de bórax as quais custaram 200.000 doláres.

Há ao longe à esquerda uma coluna de vapor de alguma hot-spring.

2h ¼. Nesta hora não andamos mais de 20m.

2h 35. Duas casas. Alarga-se muito a planície e descobre-se à direita uma serra com alguma neve.

Descobri à direita outra coluna de vapor muito distante. Casas e sinais de próxima estação. De ambos os lados descobrem-se ao longe nas curvas dos montes rochedos de formas mais ou menos escabrosas. Algumas montanhas parecem cones truncados sobrepostos com bases de raios diferentes terminando em ponta.

Nada vi no lugar Mirage do fenômeno que lhe deu o nome.

Às 3 margeávamos o lago Humboldt que vi até 3 ½. Está cercado de montanhas além das quais se descobrem outras, elevando-se do lado para onde vamos ao Rocky-Mountains ou Humboldt-Range com suas carapuças bem brancas. Já falei na vinda a respeito deste imenso reservatório de águas. V. o nº 11, de março, da Mining Scientific Press publicada em S. Francisco pg. 162.

Passamos às 3h 10’ pela estação de Browns.

Temos visto hoje muito pouco gado.

Antes de Lovelock há o Grande Nevada Desert. A base do solo é argila e lava.

4 ¾ Rye-Ratch Estamos perto das Mountains-Rocky à direita. Humboldt.

5h 5. 7m. N.E. Star-Peak o mais alto Humboldt-Range, coberta sempre de neve.

2 ½ m. S.E. 5 minas ricas de ouro e prata. Perto do coração da mina bórax. A uma milha passou-se à direita por uma mina de enxofre quase puro. Junto à estação há jardins com hortaliças e frutas, e defronte uma bonita fonte. O terreno foi irrigado. Dei um passeio. Levo uma linda amostra de enxofre nativo presente de um homem que me viu à janela do vagão.

Partimos às 6h Terreno alcalino e de sage-brush

6h 24’. Mill-City. A 18 m. S.O. Unionville rica mina de prata.

7h 25’. De Browns para cá andamos na razão de pouco menos de 25m por hora. Winnemucca (nome de um cacique Piute). Há muito minério de prata por estes arredores, e grande número de moinhos e fornalhas para extração da prata.

Achou-se o Daylybun de N.Y. de 25. Nada vi nele de novo.

8h Agora vou cear como de costume. O almoço é às 8 e o jantar às 3.

Cessa o diário até poder ver.

30 04 1876 1a pagina original