banner viagem dpedro

02.05.1876

5 ¾ Evanston. Andamos 77 m.  6870 pés de a[ltura] 

A 3 m. E[ste]. minas de carvão em Alma. 

De noite passamos pelos pitorescos canyons e da árvore que marca 1000 m. de Omaha. 

Antes das 7h seguimos. 

7 ½ Hilliard. 12 m. estava a Bear-river-city (Beaver-City?) que foi atacada em 1868 pelos voughs, que fizeram diversos danos e destruíram o material do jornal Frontier-Index que ia mudando de lugar à medida que progrediam as obras. Campo de sage-brush com lençóis de neve — 1º snow-shed — 2º (comparo com os snow-shed a catimplora) aí paramos um pouco. 

8h 5’. Seguimos. Mais 5 catimploras quase seguidas. 

9h 7’. Passa-se Bridges terreno com pequenas colinas de sage-brush e pedregoso. Na parte dos snow-sheds e pouco antes e depois vimos snow-fences. 

9h 25’. — Carter — Em Fort Bridger a 10 m. S.E. reside quase sempre o cacique dos Shoshones Was-a-kie. Chama-se Bridger de Jim James Bridger o mais notável piooner do O[este]

Nesta região os mórmons cometeram grande depredação em um comboio de 230 pessoas, dizem só chegaram 80 aos estabelecimentos dos limites tendo também sofrido das facas dos selvagens e de fome. O acampamento do Fort também padeceu muitíssimo pela falta dos gêneros do comboio. Muitos dos soldados abandonaram suas companhias e partiram para S. Lake-City. Isto foi em fins de 57 primavera e 58.

[Desenho]

Do mesmo lado uma colina quadrângulo-piramidal. Ponte atravessada sobre o arroio Muddy. Outra. 

10h 10’. Church Buttes. Solo com muitas ágatas. Colinas de ambos os lados com formação igual à desenhada. Snow-fences à esquerda. Nenhuma colina figura igreja. Passando outra vez o Muddy. Passa-se o Hammer’s Fork. 

10 ½ Granger. As terras do vale desse rio dão muito pasto e a parte superior feno. Talvez irrigados produzam pequenos cereais. Passa-se outra vez o Hammer’s Fork. Já vemos o Green-River à direita e descemos pela margem esquerda. 

11 ¼. Bogan. Descobre-se ao longe à direita uma serra cheia de neve. Atravessa-se o Green-River para a margem esquerda. Estação de Green-River 6140 pés de a[ltura].

[Desenho]

Da direita montanhas esverdeadas e com placas de neve. Tem bastantes casas. Atravessa-se o rio 12h 36’. Outra vez. Id. Id. Id. Terreno todo escabroso árido e cheio de Sage-brush Passa-se outra vez o rio. Não lhe achei a cor verde. Exploram-se os canyons deste rio e do Colorado em que se lança; mas não se acharam navegáveis. 

1h 11’. Rock-Springs. Águas a ferver. Na ida bebemos água daqui quente e com gosto férreo. Nesta estação há um poço artesiano de 1.145 pés de profundidade. Perto minas de carvão abundantes e de boa qualidade. Tem bastantes casas. Atravessa-se o rio. 

2h 12’. Snow-fence à esquerda. Deserto de sage-brush 

2h 6’. Salt-Wells. Achou-se carvão no Creek (arroio) 

2h 25’. Terreno muito escabroso as colinas apresentaram-se às vezes como morros que parecem de adobe, ou antes terra amassada. Até aqui a mesma formação de Green-river. 

2h ½ Point of Rocks bem posto. Há aqui um poço artesiano de 1.015 pés de prof[undidade], água abundante e pura. Minas extensas de carvão perto daqui. 

O prof. Hayden diz que nestes rochedos encontram-se vestígios de uma palmeira de leque, que, na época de sua existência devia ter folhas de 10 a 12 pés. Há diversas cavernas. Cave-of-Sand; Hermit-Grott. 

2h 37’ Seguimos. A lua deve ter uma superfície quase como este terreno. Atravessa-se o rio. Outra vez algum tempo depois. Outra vez. Minutos depois outra vez. 

3 ½ durante a ½ h do jantar passa-se 3 vezes o rio (ou antes arroio de há muito). Deixamos Block-Buttes, mais uma vez se atravessa o rio. Percorremos grande chapada da mesma aridez. Table-Rock 6890 pés de a[ltura]. Está na extremidade do deserto. Antes de Green River já era árido terreno e desta estação até Table-Rock são 70 m. 

4 ½ Snow-fence à direita. 

4h 40’. Red-Desert. O solo é mau entre Table-Rock e Creston (38 m.). Compõem-se de ardósia e argilas calcáreas e apresenta um vermelho escuro de hidro-sesquióxido de ferro. Snow-fences destacadas à direita na campina que no princípio aparecia alagada. Snow-fences com neve à esquerda. Bastante neve entre snow-fences à direita. Mais snow-fences de ambos os lados com neve. 

6h 6’. Creston 7030 pés de a[ltura]. A estrada vai passando por entre baixas e mais ou menos perto dela. Snow-fences à esquerda com neve. Separation 

6h 20’ — Assim chamada dos survayors que depois de terem estado durante as últimas 100 m. tomaram diversas direções para O. Há muitos poços artesianos ao longo da linha alguns dos quais perfurados em 18 meses. Snow-fences de ambos os lados mas não vejo neve. Rawlins 

7h 6’ 6732 pés de a[ltura]. perto há uma fonte sulfurosa. 30 a 40 m. ricas minas de prata dos distritos Ferris e Semi... A 2 milhas da estação uma mina de terra para pintar. Dei um passeio. É povoação que cresce. Tem oficinas da estrada de ferro. Vi peles de antílope, raposa e elk. 

Partimos às 7 ½.

02 05 1876 3a pagina apontamentos do dia original