banner viagem dpedro

11.05.1876

O tempo esteve bom durante a festa. Ouvi mal a marcha composta por Wagner. A cantada agradou-me muito e o basso Myron de Bastim é excelente.

Já corri quase toda a exposição. É imensa. Não fazemos figura decente. 

À noite fui a um sarau em casa do ricaço Child onde estão morando o presidente Grant e Ministro Fish. A casa é muito bonita; mas pequena para tanta gente. Fiquei conhecendo muita gente. Conversei com o poeta Joaquim Miller. Lá estavam também os professores Henry e Beard. Logo vou ainda à exposição ver agora de relance o Agricultural Hall.

A nossa exposição agrícola faz lindíssima vista.

Acabo de jantar tendo chegado de Wilmington. Muito interessante cidade manufatureira. Tenho de dar esta carta e por isso fica o resto para depois. À noite tenho jantar de 200 a 300 pessoas dado pelo Ministro inglês Thornton 005 aos homens notáveis em todo gênero que se acham aqui. 

Infelizmente Longfellow 006 não pode aceitar o convite. Ainda não vi também Whitter autor da poesia Barbara Freach que li a você outrora. Adeus! Um abraço ao nosso Gastão; festinhas ao Pedro que já mexe o braço e mãozinha; festinha aos outros netinhos, e lembranças a todos. Tome o abraço saudosíssimo de Seu pai extremoso Pedro.

Recomendo-lhe o New York Herald que publica tudo de minha viagem com muitíssima exatidão 007 — quando o permitem as circunstâncias. O Partridge e mesmo outros hão de recebê-lo. Adeus! As notas de viagem foram escritas a vapor e só para depois fazer uma narração exata da viagem à vista delas. Porém ainda não me chegou o tempo para isso, e vocês aproveitam o que puderem de semelhante sarrabulho. Adeus Ainda cheio de saudades de seu Pai que tanto lhe quer...

11 05 1876 1a pagina apontamentos do dia original