banner viagem dpedro

15.05.1876

5h 10’. 19 m. de Cincinnati. Lugar de bastantes casas e grandes e bonitas. Pareceu-me ver a escola à esquerda. Campo verde e árvores. Grande planície com pastos e rezes. À esquerda bonita casa porém não grande dos Expostos. Passamos como um canal. Igreja grande longe à esquerda. Grande fábrica à esquerda, numa povoação, cujo creek atravessamos numa ponte estando sua ribeira de cá muito bem lavrada. Passa-se o creek numa ponte de ferro. Parecem casas [ilegível] de Cincinnati. Cercas, bonitas árvores, casas espalhadas.
Chegamos a Cincinnati numa planície com colinas e montanhas altas ao longe.
Chegados 6h 10’. 7h Saí. Pontes suspensas reunindo a cidade a Covington sobre o Ohio e esta a Newport sobre o Licking. Belas pontes, algumas casas de campo bonitas e bela vista. Fundição de sinos. Nada de notável. O Guia engana-me. Fábrica de instrumentos cirúrgicos e cutelaria. Trabalha bem. Usa o cromo aço preparado em N. York. Deram-me uma navalha com que presenteei o Bom Retiro.
10h Fui ao parque muito vasto e colocado em bela posição com dois grandes lagos alimentados com águas elevadas por bomba do Ohio — um não pronto — e depois percorri as belas avenidas de muitas milhas bordadas de árvores e de casas de campo com jardim assim como a de Probasco. Linda em tudo. Quadros de R. Bonheur, Th Housseau — um sobretudo — outro de Toulmonche à cabeceira do leito no quarto de dormir que deita para um dos lados mais pitorescos e onde se descobre longe um cemitério que parece muito belo. Probasco chama esse quarto o do profeta.
Tem boas estátuas sobretudo de Connoly — uma fonte bela que orna uma das praças da cidade com lindíssimas estátuas. Chama-se de Probasco. Ele deu-me um livro com a história da fonte e fotografias. O artista foi Kreling genro de Karlbach por isto tem ele o belo quadro da caravela deste artista na parede da escada para seis quartos do 1º andar — e o fundador Miller de [ilegível] .
A casa de Probasco é toda no interior de madeiras dos Estados Unidos.
Numa das avenidas caiu um temporal, mas, assim mesmo deu lugar a que lhe visse a Universidade pelo sistema da de S. Francisco. Tem três estudantes brasileiros: Aguiar, Silveira e Cesar.
Uma casa de matar e salgar porcos.
[Grande trecho apagado, onde se consegue ler apenas palavras esparsas].
Nada de notável mesmo, achei [ilegível] os gabinetes de química e física, todavia possui museu anatômico menos maus, segundo a opinião do Dr. Fontes, que também julgou esta mostra da fábrica de instrumentos cirúrgicos.
Catedral católica de S. Pedro. Frontispício de templo grego: no interior do salão de colunas.
5h Não vieram Aguiar, a quem marquei hora porque a [ilegível] e o Dr. Murphy, professor da escola e que eu conheci em Paris quando no Palais de l’Industrie mostrou-me os aperfeiçoamentos que fizera nas ambulâncias [ilegível] .
Saí a dar um passeio pela cidade porque disseram-me não haver tempo de ir a galeria Langworth por ser muito longe. A cidade não tem edifício como as outras de que falei. Cheguei à estação às 6 ½ por causa do cocheiro — esperei até às 8, deveria sair às 7 ½.

15 05 1876 1a pagina de apontamentos do dia