banner viagem dpedro

21.05.1876

As margens do rio continuaram bonitas e antes do pôr do sol de ontem passamos por uma grande ilha. O rio ainda está 40 pés acima da baixa. À tardinha fui ver a carga do navio acima do rio e parte noutro abaixo da tona dele. Examinei as caldeiras que são 6, mas não tubulares. O Comandante só apresentou com vantagem o ser mais difícil limpar os tubos. A máquina é de 1800 cavalos. Os animais cavalos e uma vaca que estava muito doente vem bem comodos. Disse-me o comandante que seu vapor descarregava tudo em um dia em New-Orleáns, mas ele asseverou que chegaria em 4 ½ dias e já fala na chegada só 3ª fª, procurando por todos os modos que eu desembarque em caminho afim de correr assim o maior tempo de viagem por minha conta. Disse-lhe já em St. Louis que não desembarcava e que o maior favor que me faria, já que tanto o oferecera era chegar o mais depressa possível a N. Orleáns, mas receio que só cheguemos na 4ª o que muito transtorna meus planos.

O Comandante Thorvegan, nascido na Alemanha, mas que está aqui há 33 anos — terá de idade 40 e tantos — parece-me muito esperto.

Ontem escrevi muito.

À noite houve um começo de representação dos meninos de bordo. Esta família compõe-se a bordo da tia já idosa, do marido daquela, de uma filha rapariga, e de um rapaz e dois meninos filhos da tia, que julgo ser viúva. Creio que a mulher do sobrinho teve um filho que engatinha.

Hoje parece que tenho também fúria de escrever, pois entro em tantos pormenores de pouco interesse.

Ainda não vi (são 6 ½ da manhã) ninguém que me informasse de onde estamos, mas já há movimento de mesas no salão onde costumo escrever na mesa própria para isto.

Ontem de tarde ameaçou trovoada, porém nada deu. À noite choveu bastante e o dia de hoje está chuvoso.

Este vapor fez sua primeira viagem há um mês. Tem 350 pés de comprimento.

7h 20’. O piloto Burnham acaba de dizer-me que estamos 40 m. abaixo de Memphis porque passamos às 4 ½ da madrugada.

Antes das 8 o piloto mostrou-me que seguíamos um caminho mais curto que o antigo, aberto há 2 anos por cima de uma grande plantação. Dava-se anteriormente uma volta de 5 milhas quando agora anda-se menos de milha.

10 ½. Estamos em Helena 555 m. de St. Louis. As margens tem continuado bonitas. Antes do almoço vi o casco do Indiana tombado no meio do rio. Passamos também por esse pelo vapor Susie-Silver que ia de N. Orleáns para Cincinnati. Outro vapor foi visto vindo de N. Orleáns quando encontrei o casco do Indiana.

Ontem vi uns barquinhos que pareciam os dos pescadores de nossos pequenos rios.

Atracamos a Helena. Houve uma grande invasão a bordo. Um sujeito quis ler-me um discurso, porém disse-lhe logo que não tinha para ouvir [sic] discursos em viagem e fugi dele.

Vejo jornais The Helena Daily World e Helena Daily Mail de ontem e de hoje dão indicações sobre a altura das águas nos rios. Aqui está crescendo o Mississipi.

Estou escrevendo rodeado de gente. Estas invasões parecem as da Assembléia, etc. no tempo da Revolução francesa. Não sei como o Comandante não as proíbe a bem da polícia do navio. Contudo é um espetáculo curioso para o viajante. Acabo de ver o discurso que me queriam impingir. Não está feio e mandei uma desculpa. Recebi um convite para um game ball of the fat men em Memphis. Guardei o convite em bilhetes do correio como curiosidade.

21 05 1876 1a pagina de apontamentos do dia