banner viagem dpedro

11.06.1876

Antes do almoço fui a Chestnut; lindo lugar onde se acha o reservatório de águas quase tão grande como o de N. York, perto do Central Park – para ver o professor de zoologia no Harvard College, Mr. Slade. Tem 10 filhos muito interessantes. Trataram-me muito bem no seu bonito cottage.

Às 10, missa na catedral católica, bela igreja no gosto interno de S. Pedro em Pittsburg.

Depois estive na State-Prison. Sistema de trabalho em comum. Muitos defeitos de construção. É antiga. Só vi de curioso algumas máquina para fazer sapatos podendo 12 pessoas aprontar 24 pares em um dia. Finalmente, vi o Navy-Yard. Excelente cordoaria, como só vira em Toulon, para cabos de linho. Aqui fazem-nos de fio metálico perfeitos. Este arsenal é que fornece cabos à Marinha dos Estados Unidos. Tem máquinas inventadas há 4 meses para fiar o cânhamo que economizam 2/3 de tempo e tornam o fio muito mais macio. As máquinas para aplainar, brocar, etc. são as maiores que tenho visto. Poderia chama-las monstruosas. O Comodore e outro oficial muito inteligente e falando muito francês foram muito amáveis também outros. O Comodore deu-me champagne, doces e café em companhia da filha e mãe dele e mostrou-me bela pasta de live-oak, a melhor madeira de construção. Há armazéns para tudo e portanto — muito grandes — para madeira.

Acabamos de dar (8 ¼) um passeio com Mme. Agassiz e filho por Brooklin voltando por Chestnut. Os arrabaldes de Boston são muito bonitos. Mme. Agassiz disse-me ter conhecido muito Channing e que quando o irmão dela tocava Channing descansava o rosto nas mãos e caía numa espécie de êxtase; tanto gostava de música.

Acabo de falar ao cego rebequista, Heine, cuja mulher que tocava piano com ele no Rio, o acompanhou. Está paralítico do braço direito, a que parece. Coitado!

O epitáfio de Channing, de lado do maple-tree, árvore que dá açúcar e para simbolizar a doçura da doutrina de Channing, diz: “In memory of William Ellery Channing honored throughout Christendom for his eloquence and courage and maintaining and advancing the great cause of truth religion and human freedom this monument is gratefully and reverently erected by the christian society of which during nearly forty years he was the Pastor. Do lado oposto: Here rest the remains of William Ellery Channing born on 1870 7 April at Newport Rhode-Island. Ordained 1st of June 1803 as a Minister of Jesus Christ to the society worshipping God in Federal-Street, Boston. Died 2d October 1842 while on a journey at Bermington, Vermont”.

No passeio desta costa vi o jardim do pai do jardineiro do horto botânico de Harvard College. Que rododendros belíssimos! Nunca vi tufos semelhantes. A casinha de fazer manteiga é lindíssima; estufa com plantas escolhidas e uvas que comi excelentes e casa de vivenda com belos retratos de Copley, e bustos de mármore, de Power. Também passei sem entrar pelo cottage de Liman muito bonito. Na ida passei por perto de um lindo lago chamado Jameca-pond se bem escrevi o nome.

A máquina de cardoaria de que falei é a Good’s Patent. Silesby and Cheney. Broadway - Bridge So. Boston.

11.06.1876 Página