banner viagem dpedro

14.06.1876

 

Depois do almoço fui ao Instituto das Surdos-Mudos da City (Municipalidade). O mais o interessante é o grande número dos que falam (processo Bell cujo filho é mestre no Instituto). Traços que imitam as formas dos lábios etc. e forma o sinal cujo som devem articular. Gostei muito deste Instituto. Grammar School (intermediária). Nada notei de novo, a ser a recitação de discursos no hall. Tinha 600 rapazes.

Sessão dos médicos na sala do Lowell Institute. Introduziu-me um dos Drs. Ouvi o discurso do secretário. O Presidente Dr. Cotting deu-me o diploma de sócio honorário. Eu disse que só podia ser social physician and not medical. Daí passei ao salão da sociedade musical e onde estava armada a grande mesa para o banquete dos 800 médicos e ouvi o belo órgão do que já falei e tem 300 tubos.

A estátua de Beethoven é a última obra de Crawford.

À 1h fui à oficina ótica de Alvar Clark em Cambridge etc. Vi o pai, amigo de Agassiz e os filhos dos quais Jones obteve em 1866 da Academia das Ciências o prêmio Lalande, por ter achado a estrela companheira de Sirius com o telescópio que lá vi armado fora de casa. Está fazendo instrumentos para o governo do Japão, um telescópio para Viena. Foi ele que preparou a grande objetiva do observatório de Washington. Seus processos são símplices e até parecem pueris. Agassiz zombou deles por brincadeira. Ele apresentou-me toda a família até a única filha casada e paralítica. Gostei muito deles e depois soube pelo professor Slade que Clark velho fizera dele um bom retrato e é bom pintor.

Vim ao Athenum onde fui recebido pelos trustees, dos quais é o velho Lowell, filho do fundador do Instituto do mesmo nome. Quase todas as obras de arte foram para a nova galeria de que já falei, contudo aí está o belo Colombo criança, de Montecarlo. A naturalidade sobretudo das pernas cruzadas, é admirável.

Vi bons bustos feitos pelo Crawford e na sala anexa da Academia de Ciências o retrato a óleo de Crawford. Continuarei amanhã. Partimos às 9h em ponto.

 

14.06.1876 Página