banner viagem dpedro

20.06.1876

Cheguei ontem perto das 10 a Filadélfia, e até ir dormir perto da meia noite só fiz dispor tudo para o que tenho de visitar.

Esta manhã antes do almoço fui ver as obras das águas. Represaram o rio que passa por Taismount Park (o Schuykill), o que forma uma bela cascata em extensão, e água corre para onde 7 turbinas a fazem subir para um reservatório e o alto de uma torre donde vai também para outro reservatório mais alto. Para estes reservatórios são elevados por hora 1.869.100 galões e por dia 44.858.400. Fizeram um jardim perto da casa das turbinas, e tudo está muito bonito. Deram-me o último relatório. Antes das 9 estava no Inter-Continental Hotel para almoçar e as 10 comecei com o professor Archer o meu exame pela exposição inglesa. O que for relativo a esse exame irá num caderno a parte.

Saí de lá às 2 e às 3 estive com Lopes Neto e Sir M. Tennan e Hawkshaw e Archer – Levasseur 012 não está cá – e Brugsh foi para a Europa – a conversar sobre as palestras e métodos de minhas visitas à Exposição que pareceu ser o melhor – por nações em todos os buildings.

Depois do jantar dei um passeio pelo Roismocurt-Park de carro e de um lugar vi muito bem todos os buildings e a cidade – linda vista. No jardim há duas torres de madeira com elevadores e um diz – 35 milhas de vista por 25 cent.

À noite fui ver a peça Our American Cousin, onde o ator principal inglês representa há 20 e tantos anos o tipo desta nação — todo cheio de formalidades e outro o yankee — sendo o 1º muito estimado, jantando em casa de Thornton e tendo já ganho com essa peça uma fortuna. Só assisti a parte da peça, que foi muito bem representada, e de lá fui à casa do Child, onde conheci grande número de pessoas entre as quais o filho do Dr. Martius; os franceses Rochambeau; Kalmer — químico que estudou na Escola Central — Barthold, da Estátua da Liberdade para o porto de N. York, etc.

O irmão do Brughs disse-me que se retirara porque não eram pagos os empregados. Houve comida e refrescos e depois Child pediu-me que subisse ao andar de cima onde vi Mrs. Child, nos netos do general Patterson que tem 80 e tantos e está muito fraco e uma inglesa muito bem conservada e falando muito bem francês e também alemão segundo me disse ela com a idade de 26 anos e 10 de casada. Às 11 ½ estava no hotel, e fui descansar.

 

 20.06.1876 Página