• Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão do imperador d. Pedro II e sua família, construído entre 1845 e 1862. Abriga o Museu Imperial desde 1940.
  • François René Moreaux. Proclamação da Independência do Brasil. Óleo sobre tela, 1844.
  • D. Pedro II. Escultura oferecida pela municipalidade de Petrópolis ao Museu Imperial, em 1941. Jardins do Palácio Imperial de Petrópolis.
  • Friedrich Hagedorn. Vista do Palácio Imperial de Petrópolis. Têmpera sobre cartão, c. 1855.
  • Sala de Estado. Palácio Imperial de Petrópolis. À esquerda, o trono imperial do Palácio de São Cristóvão, residência oficial da família imperial brasileira.

Visitas mediadas

Público-alvo: Alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior.

Horário: De terça-feira a sábado, das 11h às 16h30. É necessário agendar previamente no setor.

Duração: 1 hora e 10 minutos

Objetivo: Instigar a percepção, a análise e a comparação dos objetos expostos, levando à compreensão dos aspectos sociais, políticos, econômicos, históricos e tecnológicos da sociedade brasileira no século XIX.

Desenvolvimento: A narrativa utilizada pela equipe de monitores do museu procura dar sentido ao acervo trabalhado, como também gerar questionamentos que levem os alunos a se entenderem dentro de um contexto histórico-temporal. Dessa forma, adota-se a metodologia dialógica de análise e exploração dos objetos e espaços do Museu, propondo hipóteses sobre o que eles significam, buscando um movimento de recriação e interpretação das informações, dos conceitos, significados e sentidos neles contidos e na exposição que os apresenta.

Atendimento: Cada grupo de 20 a 25 alunos será acompanhado por um monitor do museu.

Visita Mediada ala esquerdaVisita Mediada Sala de Música
Visita Mediada Sala do piano da imperatrizVisita Mediada Sala de Jantar edit

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para (24) 2233-0345.

Agende sua visita!