• Palácio Imperial de Petrópolis, residência de verão do imperador d. Pedro II e sua família, construído entre 1845 e 1862. Abriga o Museu Imperial desde 1940.
  • François René Moreaux. Proclamação da Independência do Brasil. Óleo sobre tela, 1844.
  • D. Pedro II. Escultura oferecida pela municipalidade de Petrópolis ao Museu Imperial, em 1941. Jardins do Palácio Imperial de Petrópolis.
  • Friedrich Hagedorn. Vista do Palácio Imperial de Petrópolis. Têmpera sobre cartão, c. 1855.
  • Sala de Estado. Palácio Imperial de Petrópolis. À esquerda, o trono imperial do Palácio de São Cristóvão, residência oficial da família imperial brasileira.

Projeto "Dom Ratão"

Público-alvo: Da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Fundamental.

Horário: De terça-feira a sábado, das 11h às 16h30. É necessário agendar previamente no setor.

Duração: 1 hora, com visita mediada.

Objetivo: Introduzir as crianças no ambiente do museu, através de uma experiência motivadora e preparatória à visita: o teatro de fantoches.

Desenvolvimento: O teatro conta a história de Dom Ratão e sua família, que chegam a Petrópolis para uma visita ao Palácio Imperial. Os personagens descobrem como vivia a família imperial, percorrendo os diversos ambientes da residência de verão e estabelecendo um diálogo ativo e lúdico com as crianças.

Após o teatro, todos são convidados a vivenciar, em cada sala do museu, as observações e emoções experimentadas pelos ratinhos, levando-os a uma apropriação visual e afetiva dos espaços, das imagens e dos objetos percebidos.

Atendimento: Sua realização só é possível com grupos de, no mínimo, 20 (vinte) e no máximo, 45 (quarenta e cinco) alunos.

Visita DRatao 1     Dom ratao

Importante

É imprescindível que sua visita seja agendada com antecedência. É importante chegar na hora marcada e cumprir o compromisso assumido, sem prejudicar a próxima escola agendada. Alunos de escolas particulares e públicas acompanhados de seus professores recebem cortesia para entrada no Museu. As instituições escolares devem fazer o agendamento prévio somente através de contato telefônico. Quaisquer informações extraordinárias a respeito das opções de programação educativa aqui propostas podem ser obtidas, pessoalmente, com a equipe do Setor de Educação do Museu Imperial ou ligando para (24) 2233-0345.