banner exposicoes

Delicado Cotidiano

Dentre os registros materiais que formam seu acervo, o Museu Imperial possui uma variedade de objetos que têm seu uso ligado à figura feminina e seu cotidiano.

A vida doméstica e os poucos momentos de convívio social de mulheres da aristocracia estão aqui representados por itens materiais que percorreram longos caminhos até serem incorporados ao acervo do Museu Imperial.

Nesta exposição, apresentamos alguns aspectos da vida de mulheres da segunda metade do sec. XIX, que tinham como principal ocupação a administração e o cuidado da casa e de sua família. Tais aspectos se deram numa sociedade patriarcal escravista que estabelecia normas e valores de conduta extremamente rígidos e conservadores.

Assim, convidamos o público a contemplar a presente exposição e refletir sobre a necessidade de se ampliar o espaço da mulher na sociedade.