banner exposicoes

O Império de João

O Museu Imperial, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a Prefeitura de Petrópolis, a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e a Sociedade de Amigos do Museu Imperial, inaugurou no dia 23 de fevereiro de 2008 duas exposições: Travessias – relatos trágico-marítimos da passagem do Atlântico pela corte portuguesa e outros navegantes (1807-1808) e Sonhos: os projetos e feitos de um príncipe clemente e inteligente, que queria ficar no Brasil para sempre. As duas fizeram parte do projeto "O Império de João", conjunto de eventos que o Museu realizou ao longo de 2008 em homenagem aos 200 anos da chegada de dom João e da corte portuguesa ao Brasil. A inauguração contou com o Coral Municipal de Petrópolis, que, especialmente para a ocasião, incluiu em seu repertório peças do padre José Mauricio, um dos principais compositores da época.

Além das exposições, o projeto lançou um DVD com toda a documentação e iconografia referente a dom João VI e o projeto "Cadernos de Marcos", com a compilação da obra completa de Marcos Portugal, professor de música de dom Pedro I e pioneiro da música de concerto no Brasil.

Clique nos links abaixo para detalhes das exposições:

rodape