banner exposicoes

Paisagem petropolitana

Aberta no dia 16 de março de 2013, em comemoração aos 170 anos do aniversário da cidade de Petrópolis, a exposição “Paisagem petropolitana” apresenta como diferentes artistas retrataram a cidade no século XIX.

São pinturas, desenhos, fotografias, litogravuras, álbuns e guias de viagem de artistas brasileiros e estrangeiros. Entre eles, encontram-se os pintores Augusto Rodrigues Duarte, João Batista da Costa, Benjamin Mary, Caroline F. Leveson Gower e Friedrich Hagedorn, os fotógrafos Jorge Henrique Papf, Marc Ferrez, Revert Henry Klumb e George Leuzinger; o desenhista Otto Reimarus; o litógrafo Eugène Cicéri; e o escritor Carlos Augusto Taunay.

Um dos destaques da exposição é uma reprodução de 4,5 metros do panorama fotográfico de 360° tirado do alto do Morro do Cruzeiro por Jorge Henrique Papf, em 1898. Ressaltam-se ainda três aquarelas sobre cartão, datadas 1882, da pintora Caroline F. Leveson Gower, que retratam uma vista da Serra de Petrópolis em três momentos do dia: a manhã, o meio-dia e o entardecer; e a vista da subida da serra de Petrópolis, Sépia sobre papel, do artista belga Benjamin Mary – peça do álbum do príncipe de Joinville, marido da princesa d. Francisca, irmã mais velha de d.Pedro II.

Informações:

Abertura: 16 de março de 2013
Local: Sala de Exposições Temporárias
Horário de visitação: de terça- feira a domingo, das 11h Às 18h
Entrada: incluída no ingresso de visitação ao Museu – R$8,00 (inteira) e R$4,00 (meia)
Curadoria: Maurício Vicente Ferreira Jr.

Veja imagens da exposição e de algumas obras: