banner exposicoes

Retratos no Estrangeiro
O Brasil imperial nos ateliês franceses

Como parte das comemorações pelo Ano da França no Brasil, o Museu Imperial apresentou a exposição “Retratos no estrangeiro: o Brasil imperial nos ateliês franceses”. A mostra, com curadoria das pesquisadoras Maria de Fátima Moraes Argon e Maria Inez Turazzi, esteve aberta ao público entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, apresentando imagens assinadas por pintores, gravadores, litógrafos e fotógrafos franceses do século 19.

Notáveis e anônimos da sociedade brasileira deixaram o registro de viagens e temporadas vividas na França em seus “retratos no estrangeiro”. Outros tiveram a expressão de seus rostos registrada em ateliês franceses estabelecidos no Rio de Janeiro. A criação dessas imagens ajudou a promover o intercâmbio de experiências e a compartilhar imaginários distintos entre brasileiros e franceses da época.

Entre os destaques da exposição, encontravam-se retratos de d. Pedro II e da família imperial exibidos pela primeira vez ao público; obras de Édouard Vienot, artista que se anunciava em Paris “peintre de l’empereur du Brésil” (pintor do imperador do Brasil); alguns dos primeiros daguerreótipos (fotografias sobre metal) realizados no Brasil; estampas das “imprimeries” Lemercier e Didot, duas das mais famosas casas editoriais parisienses no século 19; retratos assinados por Félix Nadar, um dos maiores nomes da fotografia francesa de todos os tempos.

Saiba mais sobre as curadoras:

Maria de Fátima Moraes Argon: graduada em História e Arquivologia e pós-graduanda em História do Brasil. Autora de diversos artigos, publicações e CDs sobre temas como família imperial, história de Petrópolis, história da fotografia e arquivos pessoais.

Maria Inez Turazzi: historiadora, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP e autora de diversos artigos e livros sobre fotografia, iconografia, patrimônio e história do Rio de Janeiro. Pesquisadora do IPHAN desde 1984, é responsável pela catalogação da Coleção Geyer desde a sua doação ao Museu Imperial/Ibram/MinC.