banner exposicoes

Mulheres, Museu Imperial e Memória

A exposição virtual “Mulheres, Museu Imperial e Memória” foi idealizada para retratar as transformações vividas pelas mulheres, no período que se estende do século XIX ao XXI, registradas nas imagens do acervo iconográfico e na memória do Museu Imperial construída em seus 70 anos de existência.

Os modos, costumes e papéis desempenhados por mulheres inseridas em diferentes contextos sociais são resgatados nessa mostra. Apresentamos através da utilização de fotografias, gravuras e desenhos uma homenagem à figura feminina que remonta a diversos momentos de sua trajetória histórica no Brasil e em Petrópolis.

A consolidação dessa proposta, pensada no âmbito da 5ª Primavera dos Museus e desenvolvida pela equipe do Arquivo Histórico do Museu Imperial, vem ao encontro do compromisso de assegurar a acessibilidade e a disseminação da informação.

"Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades..."

Clarice Lispector

Curadoria
Thais Cardoso Martins

Pesquisa e apoio
Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas
Athos Barbosa da Silva
Neibe Cristina Machado da Costa

Colaboração
George Milek
Rosana Carvalho

Clique aqui para ver a exposição.