banner imprensa

ROSA PARANHOS REALIZA CONVERSA SOBRE ANITA MALFATTI E A REPÚBLICA NA CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA

No dia 27 de abril, às 19h30, na Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial, Rosa Paranhos proporá uma conversa sobre a Exposição de Anita Malfatti e a República, e a partir desta, realizará uma reflexão através da história cultural desta grande artista que fez parte do movimento modernista. O evento é gratuito e aberto ao público. Casa de Claudio de Souza 1 1

Segundo Rosa, esse movimento teve início em uma acanhada cidade de São Paulo, onde parte de um Brasil rural que ainda possuía aspectos provincianos estava inserido em um contexto político  dominado por oligarquias, que eram compostas principalmente por ricos e poderosos proprietários rurais. A historiadora complementa que era um Brasil em que as artes em geral se pautavam pelo academicismo, herança do final do século XIX, em que a pintura naturalista estava preocupada somente com a natureza física do Brasil e não com a humana. Neste cenário, o  movimento modernista com suas estrelas eclodiu em um contexto repleto de agitações e mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais.

SOBRE A PALESTRANTE: Rosângela de Nazaré Batista Damasceno (nome artístico Rosa Paranhos); nasceu em Belém do Pará, vive e trabalha em Petrópolis RJ – Artista Visual, Professora de Arte e Historiadora.