Semana da Cultura do Japão tem uma programação diversificada na Casa de Cláudio de Souza

A Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial, sediará por mais um ano consecutivo a Semana da Cultura Japonesa. As atividades têm inicio dia 15 de agosto e se estendem até o dia 19, com uma programação diversificada, com oficinas e palestras. O evento é promovido pela Associação Nikkei de Petrópolis, e terá entrada franca.

A programação começa dia 15, às 16h30, onde o público poderá participar de uma oficina de Mangá, ministrada por Luiz Henrique Raia Vila Nova, e aprender a desenhar personagens de história em quadrinhos no estilo japonês. Às 18h, haverá um concerto de violinos, conduzido por Fátima e Celina do Centro de Artes Suzuki. O dia 16 será comandado por José Carlos Seabra da Silva, às 15, com a oficina de Kirigami, arte tradicional japonesa de recorte de papéis criando formas, superfícies e desenhos.

No dia 18, o público poderá desfrutar de uma palestra de grande interesse atualmente: “Para que serve a escola?”, ministrada pelo diretor da escola japonesa no Rio de Janeiro, Kiyoto Hikichi. Ele abordará o assunto relacionando com a 4ª Revolução Industrial, e apresentará o que a escola japonesa tem por objetivo transmitir. Logo mais, às 20h30, a cantora de ópera Miho Hikichi, cantará canções japonesas e italianas para relaxar e apreciar boa música após a palestra.

No sábado, dia 19, será oferecida uma oficina de Origami, a mais popular das artes que atrai gente de todas as idades. Conhecida como “arte de dobrar papéis”, a oficina será às 15h, dirigida por Kathia Yamamoto e Sheila Justen. Às 16h30, Jandir Vale ministrará a palestra “Sobre quadrinhos de mangá”, onde ele irá explicar como se cria histórias em quadrinhos de mangá, apresentando seus trabalhos. Mais tarde, as 18h haverá uma apresentação do coral Cant’Vox, sob regência do maestro Raphael Macedo. O coral apresentará canções do Japão, do Brasil e outros diversos países. Para encerrar a programação, às 19h, será realizado o 5° Festival de Haicai de Petrópolis, coordenado por Catarina Maul e Ataualpa A. Pereira Filho.

Semana da Cultura do Japão
Datas: 15 a 19 de agosto.
Local: Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Entrada: gratuita
Informações: (24) 2231-5156/ 2231-4722/ mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br