banner imprensa

“As Intensidades do Pensamento Moderno” será tema de palestra na Casa de Cláudio de Souza

A Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial, receberá no próximo dia 23 de agosto, às 19h, a palestra “As Intensidades do Pensamento Moderno”, com o professor e filósofo, Luiz Izidoro. O encontro apresentará uma nova maneira de pensar com correspondências e orientações de alguns pensadores, tais como: Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault.  O evento tem entrada franca.

Segundo Luiz Izidoro, é importante que o pensamento seja constantemente renovado para libertá-lo das forças do estado, da religião, do capitalismo e de tudo que nos cerca. Mesmo que a mídia produza imagens do homem bem-sucedido e feliz, o cenário em que vivemos hoje é crítico, onde não há perspectiva de uma vida plena e intensa. A miséria, a fome e a violência tomaram conta do planeta. Ele acredita que não se pode deixar que o mundo domine os pensamentos do homem, é necessário encontrar meios para desobstruir tudo de ruim ao redor e tornar-se livre. “Quando se livra das abstrações transcendentes que o mantêm separado do real, o pensamento mergulha no domínio das forças, dos fluxos, das intensidades, dos afetos. O pensamento moderno é a criação de um novo modo de viver e ver o mundo”.

Gilles Deleuze, Nietzsche, Espinoza, Félix Guattari, estão entre os pensadores que Luiz Izidoro escolheu para dedicar-se ao estudo de suas obras desde os anos 80. Trabalhou no Instituto Metodista Benett (RJ), no Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (ICRA - CBPF -RJ), e no Viga – Espaço Cênico (SP). Ao longo de sua carreira, vem ministrando cursos e palestras em diversas cidades pelo Brasil.

SERVIÇO

Palestra: As Intensidades do Pensamento Moderno, com o professor e filósofo, Luiz Izidoro 
Data: 23 de agosto 
Horário: 19h 
Local: Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial 
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis - RJ 
Entrada: gratuita 
Informações: (24) 2231-5156/ 2231-4722/ mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br 

Casa de Cláudio de Souza

Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h 
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)