FAMÍLIA PALMEIRO DA FONTOURA DOA PEÇA AO MUSEU IMPERIAL

DSC03042 Cópia

No dia 08 de setembro, o Museu Imperial recebeu mais uma importante contribuição para seu acervo. Desta vez, uma tabaqueira doada pela família Palmeiro da Fontoura. A peça manufaturada em ouro e brilhantes contém as iniciais “P” e “T”, Pedro e Teresa, respectivamente, sob a coroa imperial.

Consta que no ano de 1845 d. Pedro II e d. Teresa visitaram São José do Norte, no Rio Grande do Sul e se hospedaram na residência da Sra. Maria de Sá Araújo. Na ocasião, em agradecimento à hospitalidade, o imperador solicitou a seu médico, José Martins da Cruz Jobim, que entregasse à anfitriã a tabaqueira como forma de agradecimento, que assim o fez.

O item encontrava-se aos cuidados dos descendentes da Sra. Maria de Sá Araújo, que decidiram doá-lo ao Museu Imperial.

DSC03039 Cópia

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis – RJ
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Preços:
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito.