Marcelo De Cicco realiza palestra na Casa de Cláudio de Souza sobre inteligência artificial na astronomia

No dia 19 de outubro, a partir das 19h30min, a Casa de Cláudio de Souza receberá o astrônomo Marcelo De Cicco para mais uma palestra. Desta vez o tema abordado será “Aplicando Inteligência Artificial na Astronomia: o Projeto FDL- Frontier Develoment Lab/NASA".

Segundo Marcelo, que é coordenador de um projeto de monitoramento de meteoro no Brasil, o EXOSS, a apresentação se baseará em sua experiência na NASA, onde foi o único brasileiro selecionado. Na ocasião, De Cicco falará sobre os últimos avanços da inteligência artificial e compartilhará experiências, técnicas e ferramentas apreendidas no projeto, as quais propiciaram o desenvolvimento da criatividade na solução de problemas concretos.

Ao final será proposta uma observação do céu na Praça da Liberdade. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

SOBRE O PALESTRANTE: Marcelo De Cicco é astrônomo formado no Observatório do Valongo, pesquisador do INMETRO na divisão de Telecomunicações, com especialização em Astrofísica do Sistema Solar pelo Observatório Nacional. Atualmente é coordenador do projeto brasileiro cidadão cientista EXOSS de monitoramento de meteoros. De Cicco é pesquisador do programa FDL/NASA, desenvolvendo pesquisas envolvendo o emprego de Inteligência Artificial na Astronomia. Coordena a difusão da Astronomia popular na cidade de Petrópolis, através do NAAP - Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana.

Marcelo De Cicco

SOBRE O NAAP- Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana: É uma organização sem fins lucrativos, criada por Marcelo Antônio De Cicco em abril de 2015, que tem por objetivo reunir os amantes da astronomia e astrofotografia, possibilitando assim, o desenvolvimento de atividades correlatas, bem como construção de telescópios e instrumentação, além de promover cursos, seminários e palestras sobre o tema.

Evento Palestra Aplicando Inteligência Artificial na Astronomia: o Projeto FDL- Frontier Develoment Lab/NASA".

Data: 19 de outubro.
Horário: 19h30.
Local: Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Entrada: gratuita
Informações: (24) 2231-5156/ 2231-4722/ mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

E-mail:mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Jardins: de terça a domingo, das 7h às 18h

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito.