banner imprensa

Lançamento do livro Justiça Juvenil: Paradigmas e experiências comparadas acontece na Casa de Cláudio de Souza

A Casa de Cláudio de Souza receberá no próximo dia 26, às 19h, o lançamento do livro coordenado por Anderson Pereira de Andrade e Bruno Amaral Machado, Justiça Juvenil: Paradigmas e experiências comparadas. O evento será precedido por um debate que contará com as presenças do Juiz da Vara da Infância e da Juventude de Petrópolis, Alexandre Teixeira; do Delegado de Polícia, Alexandre Ziehe e com o Assistente Social e coordenador do projeto C3, Hélito Couto. O encontro abordará questões que envolvem a menoridade penal e seus paradigmas. O evento será gratuito e aberto ao público de todas as idades.

A obra em questão compõe a coleção de Direito Transdisciplinaridade & Pesquisas Sociojurídicas da Fundação Escola Superior do MPDFT. Tal projeto foi consumado através da união de pesquisadores e professores das mais distintas localidades e áreas de interesse, propiciando dessa maneira a reflexão sobre os rumos da justiça juvenil no Brasil, em países europeus e latino-americanos através de textos das mais diversas realidades nacionais e tradições acadêmicas.

Segundo os organizadores, Anderson e Bruno, o debate sobre a justiça juvenil tem sido estudado há anos, e atualmente, vem ocupando o centro das atenções tanto nos meios de comunicação como na sociedade civil. Apesar de muitas teses terem sido formuladas, os argumentos não se alteraram muito e, dessa forma, a resposta dispensada ao menor infrator acaba ultrapassando o campo jurídico-político.

Os Promotores de Justiça complementam que no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente foi um marco importante no que tange a Constituição Federal de 1988, mostrando a carência de políticas públicas direcionadas a esse público.

SOBRE OS COORDENADORES:

BRUNO AMARAL MACHADO: Doutor em Direito (especialidade Sociologia Jurídico-penal) pela Universidade de Barcelona. Estágio de pós-doutorado no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Professor da FESMPDFT, professor da graduação e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito do Uniceub. Pesquisador do Departamento de Sociologia da Unb. Professor convidado da Escola Superior do MPU (Ministério Público da União) e do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público). Promotor de Justiça do MPDFT. Visiting Scholar nas Universidades de Fordham e John Jay (2011) e da Universidade Pompeo Fabra (UPF) - Barcelona (2013).

ANDERSON PEREIRA DE ANDRADE: Doutor em Direito pelo Instituto de Direitos Humanos Bartolomé de las Casas da Universidade Carlos III de Madri, introduziu e leciona a disciplina Direito da Infância e da Juventude no curso de especialização em Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do DF. Professor do curso de especialização em Direito Penal da Escola Superior do Ministério Público da União. Professor do Programa de Doutorado em Ciências Penais da Universidade San Carlos da Guatemala. Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal  e Territórios desde 1994. Tem experiência nas áreas de direito constitucional, processo penal juvenil, direito da infância e juventude e socioeducação.

SERVIÇOS

Evento Lançamento do livro Justiça Juvenil: Paradigmas e experiências comparadas 
Data: 26 de outubro. 
Horário: 14h. 
Local: Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial 
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ 
Entrada: gratuita 
Informações: (24) 2231-5156/ 2231-4722/ mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br 
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h 
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail mimp.biblioteca@museus.gov.br)

Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ 
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360

E-mail:mimp.faleconosco@museus.gov.br  
Site: www.museuimperial.gov.br  
Twitter: @museuimperial 
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h 
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 18h

Ingressos para visitação:

Adultos: R$ 10,00 
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00 
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito 
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito.