MUSEU IMPERIAL RECEBE O CONJUNTO ANIMA E CUORE PARA O I CONCERTO DA TEMPORADA DE 2018

No próximo domingo, 04 de março, às 16h, o Cineteatro do Museu Imperial abrirá suas portas para receber o I Concerto da Temporada de 2018. O evento será em homenagem ao Dia Nacional da Música Clássica, que contará com a apresentação do Conjunto Anima e Cuore da UCP e participação do Coro de Câmara da UCP, sob a direção do maestro Antônio Gastão.

O concerto promete repertório variado e exclusivamente brasileiro, exaltando o Dia Nacional da Música Clássica. Além disso, o espetáculo trará desde os “Divertimentos Harmônicos”, do compositor pernambucano Luís Álvares Pinto, uma das mais antigas obras clássicas escritas no Brasil e cujo manuscrito se encontra no Museu Imperial, até obras bastante recentes, do jovem compositor petropolitano Pedro Dellatorre e do próprio maestro Antônio Gastão, que irá estrear uma obra neste concerto. Também fará parte da apresentação obras dos grandes mestres Heitor Villa-Lobos, cujo aniversário foi escolhido como o Dia Nacional da Música Clássica, Garoto e Waldemar Henrique. O evento contará, também, com a participação especial do violonista Julien Bacelar e do pianista Diego Forte.

O evento é aberto ao público em geral e, embora tenha entrada franca, é necessário que os interessados retirem seu ingresso na bilheteria do Museu Imperial.

CONJUNTO ANIMA E CUORE DA UCP – Fundado em novembro de 1986, possui em seu currículo diversas apresentações de sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

Anima e Cuore

CORO DE CÂMARA DA UCP – O Conjunto Anima e Cuore, desde a sua fundação, sempre contou com a participação de membros do Coral da UCP para a realização de obras vocais. Mais tarde, quando o conjunto instrumental ainda era basicamente formado por flautas, ele recebeu o acréscimo de um quarteto de cantores solistas ao conjunto. Com o surgimento da Orquestra da UCP e a subsequente participação de seus instrumentistas no conjunto surgiu a necessidade de um grupo vocal maior, capaz de dar suporte às obras que passaram a ser apresentadas pelo conjunto. Foi assim que em 2010 surgiu oficialmente o Coro de Câmara da UCP, formado por uma seleção de cantores do coral universitário, que vem participando ativamente das temporadas de concerto e viabilizando o projeto de apresentação integral das Cantatas de Igreja de J. S. Bach.

GASTÃO, ANTÔNIO

Suíte de Cirandas (versão para cordas)

Duas peças brasileiras para canto e piano

DELLATORRE, PEDRO