banner imprensa

A HISTORIADORA ALESSANDRA FRÁGUAS SERÁ A PRÓXIMA CONVIDADA DO “FALE-ME DE PETRÓPOLIS”

Integrando a programação da 16ª Semana de Museus, no dia 17 de maio, das 14h30 às 17h, o público poderá conferir gratuitamente na Biblioteca do Museu Imperial mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”. Dessa vez, a historiadora Alessandra Fráguas abordará o tema “D. Pedro II e suas conexões”.

O projeto, idealizado pela historiadora Cláudia Costa, tem como objetivo contar não só um pouco sobre a história de Petrópolis através de uma prosa divertida e aconchegante, mas também resgatar a memória de nossa cidade.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do imperador d. Pedro II, que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

SOBRE A CONVIDADA: Alessandra Fráguas é graduada em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis e possui bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.

Trabalhou no Museu Imperial no projeto DAMI e também em projetos relacionados ao acervo histórico, como a elaboração do dossiê que rendeu aos documentos relativos às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo a nominação no Programa Memória do Mundo Internacional da UNESCO. É associada titular do Instituto Histórico de Petrópolis.

SERVIÇOS

Museu Imperial/Ibram/MinC

Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ 
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360 
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br  
Site: www.museuimperial.gov.br  
Twitter: @museuimperial  
Facebook: www.facebook.com/museuimperial  

Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h 
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30  

Preços: 
Adultos: R$ 10,00 
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00 
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito 
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito