banner imprensa

BIBLIOTECA ROCAMBOLE CONTA COM PROGRAMAÇÃO DIVERTIDA PARA O MÊS DE JUNHO

Em junho, a Biblioteca Rocambole conta com uma programação super divertida para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.  Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

No dia 5, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, das 14h às 15h, haverá a contação de história do livro “Bibi e a Natureza”, de Alejandro Rosas, seguida de oficina criativa baseada no contexto da história.

BIBI E A NATUREZAA história narra um passeio no parque que Bibi faz com os pais e com o primo Artur, em um domingo de sol. Lá eles têm a sensação de que estão no campo, mesmo estando no centro da cidade. Depois da descoberta de que o ar e a água são muito importantes para os seres vivos, Bibi e Artur tomam uma importante decisão! Qual será?

Nos dias 6 e 7, das 14h às 15h, será a vez do livro   “Meu Planeta rima com Água”, de César Obeid. Posteriormente, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Nos dias de hoje as crianças fazem coleta seletiva, colam cartazes nas escolas com atitudes ambientais corretas e até ensinam os pais a economizar água. A partir dessa premissa, o autor convida, através da poesia, para uma reflexão sobre a importância da água e de todos os recursos naturais.

A contação de história do livro “Eugênio, o gênio!”, de Ruth Rocha, acontecerá no dia 12, das 14h às 15h. Em seguida haverá oficina criativa a partir da temática da história.

Eugênio, o gênio, era um burrinho muito esperto. Estudioso, sabia várias línguas. 

Era genial! Mas tinha um defeito! Um gênio terrível... 
Na verdade, Eugênio era muito parecido com os meninos mimados. Quando a gente menos esperava, ele empacava. E só desempacava depois de muitos pedidos do papai e da mamãe. 

Já no dia 13, das 14h às 15h, a Biblioteca Rocambole apresentará a história do livro “Quer uma mãozinha?”, de Claire Llewellyn. Posteriormente, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

A obra explora as diferentes situações em que a colaboração é necessária e ensina o que pode acontecer quando deixamos de ajudar alguém. O livro mostra que, mesmo sem perceber, a criança está sempre recebendo ajuda dos adultos, e deve contribuir na realização das tarefas de casa e da escola.

O livro a ser lido para a criançada no dia 14 de junho, das 14h às 15h, é “O valor de uma amizade”, de Renata Pertot de Oliveira e Juliana Hannickel. Logo depois haverá a exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Nesta obra as autoras destacam a importância da amizade entre as pessoas, sentimento que vem se desgastando com o individualismo dos tempos atuais.

No dia 19, das 14h às 15h, as crianças poderão desfrutar da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole, além da leitura do livro “Bem-te-verde”, de Santuza Abras. Em seguida haverá oficina criativa.EUGENIO

Através de versos rimados, a obra conta o desaparecimento do Verde em consequência da loucura do ser humano, predador da natureza. Mas a reação vem em seguida: humanos, animais e vegetais se unem para trazer o Verde de volta.

Já nos dias 20 e 21, das 14h às 15h, a hora do conto será com a obra o “O nariz da Cris”, de Ilan Brenman. Posteriormente, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O autor ressalta a diferença entre as crianças, mostrando que umas têm facilidade para dançar; outras, para dar cambalhotas, cantar, pular em um pé só, montar quebra-cabeça, pintar, jogar futebol, decorar os nomes das capitais do mundo... Cristina Maria tinha uma habilidade muito diferente. Quer saber qual?

No dia 26 de junho, das 14h às 15h, as crianças poderão desfrutar do livro “A vaca que botou um ovo”, de Andy Cutbill, seguida de oficina criativa.

O livro apresenta a vaca Mimosa, que não se sente especial, pois não sabe andar de bicicleta, nem fazer estrela, nem plantar bananeira, como as outras vacas. Mas, numa bela manhã, Mimosa vai descobrir uma coisa extraordinária.

Para finalizar o mês de junho, no dia 28, das 14h às 15h, a contação de história será do livro “Como começa?”, de Silvana Tavano. Posteriormente, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Será que o mar começa ou termina na praia? E uma amizade, como é que começa? Neste livro, Silvana Tavano mostra que cada coisa começa de um jeito e cada jeito leva as coisas para um lugar: a partir daí, surgem as perguntas que conduzem o pequeno leitor pelos caminhos da curiosidade. Mais do que respostas, as dúvidas da personagem transformam a reflexão numa gostosa brincadeira.