VI CONCERTO DA TEMPORADA COM O CONJUNTO ANIMA E CUORE É REALIZADO NO MUSEU IMPERIAL

No próximo domingo, dia 11 de novembro, às 16 horas, o Cineteatro do Museu Imperial/Ibram receberá o conjunto Anima e Cuore, o Coro de Câmara, ambos da UCP e o Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UCP para o VI Concerto da Temporada 2018, sob a direção do maestro Antônio Gastão. Os interessados já podem retirar seus convites na bilheteria do Museu gratuitamente.

Na ocasião será executado um programa que abordará desde o barroco até a contemporaneidade. Serão apresentadas peças corais de Henrich Schutz, Manoel Dias de Oliveira e Michael Haydn, até um pequeno quarteto de cordas escrito pelo próprio maestro do conjunto em 2001. Entre esses extremos, o conjunto apresentará também uma sonata para violoncelo e piano do compositor italiano Benedetto Marcello e uma pequena coleção de obras vocais do grande mestre da ópera romântica brasileira, o maestro Carlos Gomes, na voz do soprano Michele Ramos.

CONJUNTO ANIMA E CUORE DA UCP – Fundado em novembro de 1986, o Anima e Cuore tem em seu currículo centenas de apresentações de grande sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da Universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

Destacam-se entre suas apresentações as temporadas de concertos que vem realizando regularmente no Museu Imperial e um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP, apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas. Iniciou em 2008 o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

O Conjunto Anima e Cuore foi vencedor em 2014 do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Música Clássica, pelo conjunto de concertos realizados na temporada 2013 no Museu Imperial.

CORO DE CÂMARA DA UCP – O Conjunto Anima e Cuore, desde a sua fundação, sempre contou com a participação de membros do Coral da UCP para a realização de obras vocais. Mais tarde, quando o conjunto instrumental ainda era basicamente formado por flautas, ele recebeu o acréscimo de um quarteto de cantores solistas ao conjunto. Com o surgimento da Orquestra da UCP e a subsequente participação de seus instrumentistas no conjunto surgiu a necessidade de um grupo vocal maior, capaz de dar suporte às obras que passaram a ser apresentadas pelo conjunto. Foi assim que em 2010 surgiu oficialmente o Coro de Câmara da UCP, formado por uma seleção de cantores do coral universitário, que vem participando ativamente das nossas temporadas de concerto e viabilizando o projeto de apresentação da integral das Cantatas de Igreja de J. S. Bach.

Quatro peças corais:
SCHUTZ, Heinrich - Introitus (da Paixão segundo Lucas)
OLIVEIRA, Manoel Dias - Exaltata Est
HAYDN, Michael - O Esca Viatorum
PITONI, Giuseppe Ottavio - Cantate Domino
Com o Coro de Câmara da UCP
e o Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UCP

CARLOS GOMES, Antônio
Três canções para soprano e piano

1.      Cos’è l’amore

2.      Fra cari genitor

3.      Suspiro D'Alma
Soprano: Michele Ramos
Piano: Wally Borghoff

MARCELLO, Benedetto
Sonata nº6 em Sol Maior, para cello e contínuo

1.      Adagio

2.      Allegro

3.      Grave

4.      Allegro
Violoncelo: Lylian Romero
Piano: Wally Borghoff

CARLOS GOMES, Antônio
Quem sabe? (Arr. Para cordas de Antônio Gastão)
Soprano: Michele Ramos

Site: www.museuimperial.gov.br
Facebook: www.facebook.com/museuimperial

Jardins: de terça a domingo, das 7h às 18h

Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito.