Museu Imperial apaga as luzes

Um dos pontos históricos mais importantes do Brasil adere ao Projeto Hora do Planeta

Por uma hora, no próximo sábado (28/03), o Museu Imperial ficará no escuro. Todas as luzes que compõem a iluminação artística do antigo Palácio serão apagadas das 20h30 às 21h30. A iniciativa tem como objetivo apoiar o Projeto Hora do Planeta e mobilizar a população mundial para o problema do aquecimento global e incentivar a economia de energia.

"A adesão do Museu Imperial ao Projeto Hora do Planeta objetiva não só contribuir para uma mudança de atitude por parte do cidadão de hoje, conscientizando-o da sua responsabilidade pela preservação da qualidade de vida das gerações futuras, como também relembrar que o acervo preservado no antigo Palácio Imperial de Petrópolis é fonte inesgotável para pesquisas e projetos de natureza ambiental", declarou o diretor da Instituição, o historiador Maurício Vicente Ferreira Júnior, salientando que o imperador d. Pedro II seria o primeiro a aderir ao projeto.

Em virtude da participação no projeto, o Espetáculo Som e Luz será realizado uma hora mais cedo do que o habitual. O espetáculo no sábado poderá ser assistido às 19h. Em seguida à realização do espetáculo, às 20h30, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a participar do ato simbólico de apagar as luzes.

O Projeto Hora do Planeta é iniciativa de uma organização não-governamental e representa um ato simbólico em que o objetivo é mobilizar a população mundial a apagar as luzes e fazer um alerta ao aquecimento global. O projeto, que começou na Austrália, ganhou o apoio das principais capitais do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. Ao todo, 1,8 mil cidades e 81 países aderiram à ideia. O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, tem como objetivo chamar para uma reflexão sobre a ameaça das mudanças climáticas.

SERVIÇO:

Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.

PREÇOS:

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00 Maiores de 80 anos: Gratuito

SOM E LUZ:

Quintas, Sextas e Sábados – 20h

PREÇOS:

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 10,00 Menores de anos e maiores de 80: Gratuito
 INGRESSO PROMOCIONAL (Moradores de Petrópolis):
ÀS SEXTAS-FEIRAS: R$ 5,00

CONTATOS PARA IMPRENSA