Final de semana movimentado no Museu Imperial

Programação especial acontecerá durante toda a semana

image002

Muitos visitantes aproveitaram o primeiro dia da Semana Nacional de Museus para conhecerem o acervo do antigo Palácio Imperial. O acesso gratuito atraiu um grande número de turistas que também puderam assistir ao I Concerto da Semana de Museus, com a participação do Coral e da Orquestra de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis. O domingo também marcou o lançamento do projeto “Uma tarde com a Família Imperial”, que recebeu d. Pedro Carlos de Orleans e Bragança.

O turista mineiro, Marcelo Martins Nero visitou o Palácio acompanhado da família. “É um passeio ideal para toda a família. A história do país está aqui. É uma beleza que tem que ser vista nessa cidade tão bonita”, declarou. O francês Patrick Petite, 29 anos, também fez questão de conhecer o acervo: “não poderia deixar de visitar o Museu Imperial. Estou encantado. Esse lugar é magnífico e rico em beleza”, afirmou.

O dia começou com a inauguração da Sinalização Interna do Museu e das legendas bilíngues, instaladas em obras bidimensionais expostas no Palácio. O restante do acervo receberá as placas com legendas no próximo mês, quando deficientes visuais passarão a receber um livro com detalhes das mais de 10 mil peças do Museu em braile.

“É uma forma de ampliar o horizonte da cultura e da história. Agora, os deficientes visuais também poderão, com a ponta dos dedos, vivenciar a história do Brasil”, comentou o diretor do Museu Imperial, o historiador Maurício Vicente Ferreira Junior.

Uma tarde com a Família Imperial A Semana de Museus também marcou o lançamento do Projeto “Uma tarde com a Família Imperial”, que aconteceu na tarde de ontem na Sala Multimídia. No encontro, 50 estudantes, do Colégio Ipiranga e da Escola Municipal Bataillard conversaram durante 1h30 com príncipe d. Pedro Carlos Bourbon de Orleans e Bragança, primeiro entrevistado do projeto. Os encontros acontecerão bimestralmente, com membros de diferentes gerações da família imperial brasileira.

“O objetivo do projeto é estabelecer uma aproximação entre os alunos, deles com a Família Imperial e com o Museu. Estabelecer essa aproximação nos enche de alegria. Além disso, queremos despertar em cada jovem o interesse pela história de sua própria família”, explicou Maurício.

Os estudantes, entre 9 e 12 anos, descobriram curiosidades da infância e da criação de d. Pedro Carlos e no final do encontro participaram do sorteio de 13 exemplares dos livros “Uma princesa de fibra... A Imperatriz Carolina Josefa Leopoldina”, “Almanaque de Petrópolis – Uma jornada de descobertas pelo passado e presente da Cidade Imperial” e “ Mistério no Museu Imperial”.

O dia foi encerrado com a apresentação do I Concerto da Semana de Museus. Diante de uma plateia de cerca de 200 pessoas, o Coral, Orquestra de Câmara e Conjunto Anima e Cuore, da Universidade Católica de Petrópolis, apresentaram composições de Bach, Emerico Lobo de Mesquita, Villa-Lobos e do maestro Antonio Gastão.

image003image005

SERVIÇO:

Visitação: De terça a domingo, das 11h às 18h.

PREÇOS:

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00 Maiores de 80 anos: Gratuito

SOM E LUZ:

Quintas, sextas e sábados – 20h

PREÇOS:

Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 10,00 Menores de anos e maiores de 80: Gratuito

INGRESSO PROMOCIONAL (Moradores de Petrópolis):

ÀS SEXTAS-FEIRAS: R$ 5,00

CONTATOS PARA IMPRENSA