Casa de Cláudio de Souza retoma palestras sobre meditação

No dia 29 de janeiro, a Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial/Ibram, recebe a primeira palestra sobre meditação e budismo de 2014. Miguel Berredo começa a temporada deste ano com o tema “Meditação: Caminho para a Felicidade”. Com início às 20h, o evento tem entrada gratuita e é aberto a todo o público, independente de religião.

Nesse dia, o palestrante irá apresentar técnicas de meditação e outros assuntos relacionados à felicidade, que comumente é confundida com prazer. “Buscamos satisfação dos nossos sentidos, mas tudo que vier através deles passa rápido e aí buscamos incessantemente novas experiências para nos saciar e acabar com nosso tédio. Perpetuamos esse processo e sofremos, querendo mais e mais experiências.”, esclarece Berredo,  ressaltando  que a paz interior é a base para uma felicidade profunda.

Segundo Miguel, todo ensinamento do Buda e a prática da meditação foram fundamentadas na liberação do sofrimento e no contato profundo com a natureza livre, que está em todos, mas não é percebida. Ele afirma que essa felicidade interna e estável é possível mediante dedicação e disciplina, indo além das ações negativas e passando a ter domínio da própria mente, fala e ação.

Editor do site “Bodisatva - Um Olhar Budista” e coordenador das redes sociais do Centro de Cultura Tibetada, Espaço Shiva e Shiva Ashram Brasil, Miguel Berredo estuda budismo e meditação há 25 anos. Foi residente em tempo integral, por cinco anos, no Centro de Estudos Budistas Bodisatva, no Rio Grande do Sul, onde trabalhou como coordenador de Comunicação.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br

“Palestra Meditação: Caminho para a Felicidade”
Data: 29 de janeiro de 2014 – 20h
Local: Casa de Cláudio de Souza