banner imprensa

Biblioteca Rocambole oferece atividades educativas gratuitas
 
Respeito, superação e arte se encontram na Biblioteca Infantil Rocambole, (Museu Imperial/Ibram), no mês de março. Bichos, princesas, músicos e palhaços são personagens das histórias escolhidas pelo Setor de Educação do Museu Imperial, trazendo muitas lições para crianças de 03 a 10 anos. Todas as atividades serão realizadas de 14h30 às 15h30, atendendo a grupos escolares previamente agendados.
 
O livro “Tigre em cima da árvore” abre a programação deste mês nos dias 11 e 12. Nele, a autora indiana Anushka Ravishankar conta a história de um tigre que atravessa um rio e vai parar em cima de uma árvore. Alguns homens resolvem capturá-lo, mas ficam em dúvida sobre o que fazer com ele. O desfecho, ainda assim, é feliz, porque valoriza o animal. Após a leitura, as crianças poderão explorar os livros, jogos e fantoches da Rocambole.
 
No dia 13 é a vez de “O recreio da bicharada” transmitir boas lições, antes de ser realizada uma oficina criativa. A história de Luciana Garcia aborda a amizade e ensina a importância do respeito, através dos bichinhos que sofrem com o bullying. A Cobra, com a língua afiada, o Elefante, com seu peso, a Girafa, de pescoço grande... Até que alguém consegue trazer a paz de volta para a bicharada.
 
A obra dos americanos Don e Audrey Wood será apresentada nos dias 18 e 19, seguida de exploração do acervo da biblioteca.  “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado”é uma divertida fábula sobre a esperteza dos pequenos contra a força dos gigantes. O ratinho que protagoniza as cenas tenta esconder um morango maduro de um grande urso que, aliás, não aparece na história. Um interlocutor oculto, mais esperto ainda que o rato, (e com o qual a criança se identifica), é quem vai narrando a história, ao mesmo tempo em que convence o ratinho a dividir o morango com ele.
 
No dia 20, a música chega à Rocambole através do livro “Carlos Gomes”. A obra de Nereide Santa Rosafaz parte da Coleção Crianças Famosas e fala sobre a infância de Antônio Carlos Gomes, o mais importante compositor de óperas do Brasil e de grande reconhecimento na Europa, onde estudou durante muitos anos. Nascido em 1836, Carlos Gomes, entre seu trabalho em uma alfaiataria, costurando calças e paletós, e suas brincadeiras de infância, encontrava muito tempo para se dedicar ao que mais gostava: a música.  Neste dia, além de conhecerem trechos da vida do compositor, as crianças poderão participar de uma atividade de sensibilização musical para “sentirem” o estilo musical deste artista.
 
“A princesinha medrosa”, de Odilon Moraes, ganhou o prêmio de Melhor Livro para Crianças, em 2002, concedido pela FNLIJ e será contado nos dias 25 e 26, antes que as crianças possam conhecer os livros, jogos e fantoches da biblioteca. Nesta história, a pequena - e aparentemente frágil - princesa usa toda autoridade e prepotência para lidar com seus maiores inimigos: os medos do escuro, da solidão e da pobreza. Será com a ajuda de um garoto, que lhe ensina a ouvir o sussurro das estrelas, que ela conseguirá lidar com a tristeza e perceber que seu medo é, na verdade, do próprio medo e que enquanto se ocupa em temer o invisível e o improvável, deixa escapar a própria felicidade.
 
Encerrando o mês de março, a autora Bia Bedran mostra às crianças que a felicidade não depende de fama e dinheiro, e está presente nas coisas mais simples. Com uma linguagem repleta de musicalidade, no dia 27, “O Palhaço Biduim” conta a história deste artista de circo que levava uma vida boa, mas que um dia, com a chegada de uma bruxa, ficou triste. No fim, ele consegue ter sua felicidade de volta e, na biblioteca, é realizada uma oficina criativa com base na temática do circo e seu principal personagem: o palhaço.
 
A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.
 
O acervo da Biblioteca Rocambole é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.
 
SERVIÇOS
 
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312
Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
Assessoria de Imprensa
Juliana Guimarães
(24) 2233-0321 / 2233-0392/ 992-515-200