Crianças de todas as idades encontram atividades na Biblioteca Rocambole

Em abril, a Biblioteca Infantil Rocambole, (Museu Imperial/Ibram), está oferecendo atividades gratuitas para crianças entre 03 e 10 anos de idade. Neste mês, foram escolhidas histórias cheias de imaginação, que estimulam o bem estar, a autoestima e muito mais. Os grupos escolares interessados devem agendar a visita previamente com o Setor de Educação do Museu Imperial.

Começando no dia 03, o livro “Malvina” apresenta uma menina cheia de imaginação. Malvina tem muitas ideias, até o dia que decide inventar uma fabulosa máquina de despreocupação pra gente grande não ocupar demais a cabeça com tantos problemas, assuntos e complicações...É aí que algo estranho acontece... Onde foram parar suas ideias? Após a contação, haverá oficina criativa.

Nos dias 08 e 09, os pequenos poderão escutar a história “Bonifácio, o porquinho” e em se seguida, explorar o acervo da Rocambole. Bonifácio era um porquinho um pouco diferente. Ele tinha nojo de lama, não gostava de brincar no chiqueiro e até quis aprender a nadar no riacho. Os pais se preocupavam com aquelas manias e ficaram indignados quando Bonifácio quis se tornar bichinho de estimação do filho do fazendeiro. Mas foi então, jogando futebol com o menino, que o porquinho descobriu como era bom brincar sem medo de se sujar e depois tomar um banho bem gostoso.

“A grande fábrica de palavras” será seguida de oficina criativa no dia 10. Em um país onde as pessoas quase não falam, há uma fábrica de palavras, onde todos podem comprá-las e engoli-las para poder pronunciá-las. Porém, quanto mais bonitas, mais valiosas são as palavras. O pequeno Philéas, um menino pobre, precisa de palavras para abrir seu coração à Cybelle, mas não tem dinheiro para comprá-las. Na verdade, Philéas tem três palavras, e as oferecerá para Cybelle, pois é seu aniversário e ele está apaixonado. Apesar da simplicidade de suas palavras, elas são como pedras preciosas e uma delas lhe é tão especial que guarda para dizer apenas para seu amor.

Após a leitura de “Peppa”, em 15 e 16, os alunos conhecerão os livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. Peppa nasceu assim: Linda e cabeluda. Bem no alto da sua cabeça havia um chumaço de cabelo preto e volumoso. Mas não era qualquer. Era o mais forte do universo, resistente como fios de aço. Os pequenos vão adorar conhecer o mundo real e imaginário da divertida Peppa.

No dia 24, a oficina criativa será realizada depois da contação do livro “Os três lobinhos e o porco mau”. Invertendo os conhecidos papéis do lobo mau e dos porquinhos, a história mantém o a dualidade de algumas histórias infantis, que simplesmente separam os personagens entre bons e maus, bobos e espertos. Esta obra é uma sátira que surpreende utilizando elementos atuais, para reinventar uma história que continua emocionante.

As leituras continuam no dia 29 com a contação dramatizada de “Ceiuci, a velha gulosa”, um mito da nação indígena Anambé, que encanta as crianças e jovens, tanto pelo seu ritmo de aventura, quanto por seu conteúdo de riqueza inquestionável. O indiozinho que sai de casa para pescar e que se defronta com a velha gulosa, que tudo devora, segue uma rota de fuga que o vai transformando, à medida que experimenta vivências de risco inevitáveis. A contação do mito, que produz o efeito de um rito de passagem, propicia o diálogo com os ouvintes sobre temas contemporâneos como a aceleração do ritmo da vida cotidiana, o consumismo crescente, a ansiedade e o medo do desconhecido, a solidão, a destrutividade, a solidariedade, o respeito às diferenças individuais entre muitos outros.

Encerrando as atividades de abril, no dia 30, o livro “Meu presente” irá envolver as crianças em uma narrativa instigante. Alice estava ansiosa pelo dia do seu aniversário. Na verdade, estava ansiosa mesmo era pelo presente que ia ganhar. Mas a surpresa não foi tão boa assim... O que será que aconteceu??

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo da Biblioteca Rocambole é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca:http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312