Museu Imperial comemora centenário de Lourenço Luiz Lacombe

Na próxima segunda-feira, 07, o Museu Imperial /Ibram e o Instituto Histórico de Petrópolis irão realizar uma cerimônia em homenagem aos 100 anos de nascimento do professor Lourenço Luiz Lacombe. O evento se dará no Cine Teatro Museu Imperial, às 18h30.

Nascido em 7 de abril de 1914, Lacombe veio da cidade do Rio de Janeiro e dedicou mais de 50 anos de sua vida à Petrópolis. Formado em Biblioteconomia, desempenhou no Museu Imperial as funções de Pesquisador Especializado (1940-1946), Chefe da Divisão de Documentação (1946-1967) e Diretor (1967-1990), exercendo fantástico papel, pelo qual é constantemente lembrado.

Além de uma vasta bibliografia, o professor Lacombe escreveu diversos artigos publicados nos Anuários do Museu Imperial, na Revista Vozes de Petrópolis, na Tribuna de Petrópolis, no Jornal de Petrópolis e na Pequena Ilustração. Sempre participante de seminários e congressos ligados a temas históricos, se dedicou ainda ao magistério, lecionando História do Brasil na Universidade Católica de Petrópolis e nos seguintes educandários: Instituto Carlos A. Werneck, Colégio Notre Dame de Sion, Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, Colégio São Vicente, Colégio São José e Colégio Estadual Washington Luís.

Lourenço Luiz Lacombe foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, do Instituto Histórico de Sergipe, do Instituto Histórico e Geográfico de Brasília, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e do Instituto Histórico de Petrópolis. Desempenhou ainda as funções de Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Petrópolis e de Conselheiro do Museu de Armas Ferreira da Cunha. Em reconhecimento a todas estas atividades, ele foi condecorado pelo governo de Portugal, com o Colar de Grande Oficial da Ordem Militar de São Tiago e pelo governo brasileiro, com a Ordem Nacional do Mérito Educativo.

“Sessão Solene em comemoração aos 100 anos de Lourenço Luiz Lacombe”
Data: 07 de abril de 2014, às 18h30
Local: Cine Teatro Museu Imperial