banner imprensa

Casa de Cláudio de Souza recebe palestra de conscientização sobre o uso de álcool e outras drogas
 
Com o objetivo de conscientizar principalmente a população jovem, a psicóloga Leandra Iglesias estará na Casa de Cláudio de Souza, (subunidade do Museu Imperial/Ibram), no dia 24 de abril, realizando a palestra “Prevenção ao álcool e outras drogas”. O evento, que conta com o patrocínio da ABRAD Serrana, tem entrada gratuita e início às 19h.
 
Segundo a palestrante, “na curiosidade da busca aventureira, o jovem está muito suscetível às influências do meio, da mídia e do seu grupo de convivência”. Por isso, ela acredita que “é preciso levar à sociedade as informações, esclarecimentos e orientações acerca dos malefícios e comprometimentos social, moral, econômico, intelectual e afetivo que o abuso e dependência do uso de álcool e outras drogas podem causar”.
 
Pós graduada em Dependência Química e presidente da ABRAD Serrana – Associação Brasileira de Alcoolismo e Droga, Leandra Iglesias tem a intenção de alertar à sociedade petropolitana sobre os abusos que os jovens menores de 18 anos estão cometendo com o uso de álcool e drogas. “Considerando que o cérebro do indivíduo só atinge sua maturidade em torno dos 21 anos de idade, como órgão biológico, em plena capacidade de suas funções; o consumo de drogas cada vez mais cedo - hoje a média está sendo aos 12 anos de idade - vai comprometendo várias áreas cerebrais que ainda não estão totalmente formadas.” – explica a psicóloga.
 
Leandra se dedica aos estudos sobre os problemas relacionados ao álcool e outras drogas há 20 anos. Há 14, vem desempenhando papel efetivo na cidade de Petrópolis, como Diretora em Dependência  Química da ONG Comando da Paz, resultante se sua larga experiência na prevenção, tratamento, recuperação e reinserção do usuário de drogas à sociedade. “A população jovem está sendo alvo do mercado do álcool e cigarro, como substâncias legais, e as demais substâncias psicoativas, que causam alteração no Sistema Nervoso Central”. – afirma Leandra. . 
 
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
 
SERVIÇOS
 
Palestra “Prevenção ao álcool e outras drogas”
Data: 24 de abril de 2014 – 19h
Local: Casa de Cláudio de Souza
Entrada franca
 
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail   mimp.biblioteca@museus.gov.br)
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
Assessoria de Imprensa
Juliana Guimarães
(24) 2233-0392/ 992-515-200
mimp.imprensa@museus.gov.br