banner imprensa

Casa de Cláudio de Souza continua recebendo oficina de contação de histórias 
 
Iniciadas em 2012, as oficinas de contação de histórias, realizadas na Casa de Cláudio de Souza (subunidade do Museu Imperial/Ibram), prometem continuar durante este ano, porém, com uma mudança em sua data original. O projeto que acontecia às terças-feiras, agora serão ministrados, ainda pelos arte-educadores Laell Rocha e Pamela Simas, às segundas-feiras. O horário continua mantido às 18 horas. As aulas são gratuitas e permanentes até o final do ano.
 
O projeto, intitulado Estrela do Amanhã, trabalha com a conscientização corporal, brincadeiras e, principalmente, a contação de histórias. O objetivo é mostrar a importância destas atitudes na formação social e cultural do ser humano e na educação das crianças.
 
Durante as aulas, os educadores darão dicas e apresentarão projetos para que as histórias possam ser contadas de uma forma atrativa, ensinando aos alunos uma forma de passar da melhor forma a mensagem proposta. “Nossa intenção é proporcionar aos alunos vivências que contribuam para a sensibilização e a percepção de si mesmos e a ampliação do universo cultural, além de facilitar sua socialização, auxiliando na construção de sua identidade cultural”, explica Laell Rocha.
 
As atividades realizadas durante as oficinas dividem-se em três etapas: teoria (que mostra a importância e a utilidade educativa das histórias); textos (pesquisa de histórias, narração interativa e dramatização); e recursos auxiliares (técnicas para confecção de fantoches, maquetes e objetos).
O público alvo do projeto engloba adolescentes, pessoas da terceira idade, brinquedistas, crechistas, professores, pedagogos e arte-educadores, além de jovens em condição de risco pessoal e social.
 
O projeto é uma iniciativa do Sistema FIRJAN através do Projeto Estrela do Amanhã, com patrocínio da empresa petropolitana GE Celma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com a parceria do Ponto de Cultura Terreiro Cultural e apoio da Casa de Cláudio de Souza.
 
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2231-5156 ou pelo e-mailmimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
 
 SERVIÇOS
 
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail    mimp.biblioteca@museus.gov.br)
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
Assessoria de Imprensa
Tarsila Rangel
(24) 2233-0392

mimp.imprensa@museus.gov.br