banner imprensa

Turistas estrangeiros visitam o Museu Imperial durante a Copa do Mundo
 
Não são apenas as capitais de estados que estão recebendo turistas estrangeiros no período da Copa do Mundo no Brasil. Petrópolis também está no roteiro de viagem de torcedores oriundos de diversos países e o principal atrativo da cidade é o Museu Imperial. Durante o último feriado, de Corpus Christi, mais de 7.000 pessoas conheceram a residência de verão do imperador dom Pedro II e, dentre elas, turistas de 16 nacionalidades diferentes.
 
O levantamento feito pelo Museu Imperial aponta norte-americanos, chilenos e mexicanos como os mais expressivos grupos de turistas no período de 17 a 22 de junho, feriado e final de semana na cidade. “Os estrangeiros vieram em peso para conhecer os jardins e o Palácio Imperial. Foram 34 visitantes dos Estados Unidos, 21 do Chile e 15 do México”, enumera Regina Helena de Resende, chefe do Setor de Educação do museu
 
Além dos três países, turistas da Austrália, Venezuela, Bélgica, Holanda, Peru, Canadá, Rússia, Panamá, Inglaterra, Irlanda, Jamaica, Togo e Colômbia também estiveram no Museu Imperial, a maioria deles por conta da Copa do Mundo. “Viemos para o Rio, fomos ao Maracanã, mas não encontramos hotel vago e decidimos conhecer Petrópolis, que, aliás, é uma cidade linda”, disse o colombiano Fernando Aranguren, que está na cidade com a esposa e dois filhos desde o dia 10 de junho.
 
Em visita ao Palácio, Christian Aranguren, filho mais velho da família colombiana, confessou que o estádio mais famoso do Rio de Janeiro o deixou encantado, mas que a beleza do Museu Imperial é incomparável. “Estamos adorando a visita, o Museu é muito rico de história”, afirma o rapaz.
 
Mas nem todos os turistas estrangeiros decidiram visitar Petrópolis devido ao Mundial. Muitos deles afirmaram ter recebido indicações de amigos, agências de turismo e hotel em que estavam hospedados, e até mesmo, terem curiosidade em conhecer a história e beleza da cidade imperial.
 
“O Museu Imperial continuará contabilizando a visitação estrangeira durante a Copa do Mundo para cotejar os números com outros períodos e, assim, dimensionar o impacto gerado por grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol e melhor preparar a instituição para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro”, declarou Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial.
 
SERVIÇOS
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
 
Assessoria de Imprensa
Tarsila Rangel
(24) 2233-0321 / 2233-0392