Casa de Cláudio de Souza recebe homenagem ao aniversário da Princesa Isabel

Na próxima quarta-feira, 30, o Lions Clube Petrópolis Quintadinha irá promover, na Casa de Cláudio de Souza (unidade do Museu Imperial), às 20 horas, uma palestra comemorativa em homenagem ao aniversário da Princesa Isabel, comemorado no dia 29 de julho. Na ocasião, Maria de Fátima Moraes Argon, pesquisadora do Museu Imperial, irá abordar a relação da Princesa com a cidade de Petrópolis. O evento possui entrada franca.

Durante a palestra, o foco será abordar alguns aspectos políticos e socioculturais da trajetória de vida da filha de Dom Pedro II. “Vamos evidenciar a importância da Princesa Isabel para a história da cidade de Petrópolis, como por exemplo, ter sido ela a responsável pela preservação do Parque Imperial, hoje conhecido como o Parque do Museu Imperial”, explica Maria de Fátima.

A PALESTRANTE – Maria de Fátima Moraes Argon é historiadora e arquivista, com especialização em História do Brasil, e trabalha, desde 1980, como pesquisadora no Museu Imperial, além de ser Membro titular do Instituto Histórico de Petrópolis e sócia correspondente da Academia Valenciana de Letras.
Autora de diversos artigos e publicações sobre a Família Imperial, Maria de Fátima publicou, em 2009, o ensaio “O mestre de pintura da princesa regente” no livro Victor Meirelles, “Novas Leituras”; em 2012, foi publicado o ensaio “A estátua de D. Pedro II: arte, memória e política”, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; já em 2013, o artigo “Comida de princesa, balança de plebéia” saiu na Revista da História da Biblioteca Nacional.

O evento é aberto ao público e possui entrada franca. A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (24) 2245-3418 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail    mimp.biblioteca@museus.gov.br)

E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br