Casa de Cláudio de Souza recebe terceiro ciclo de roda de leitura

Pelo terceiro ano consecutivo a Casa de Cláudio de Souza irá receber um novo ciclo de Roda de Leitura. O evento gratuito é em parceria com a Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga e terá início na próxima quarta-feira, 06 de agosto, às 18 horas.

Este terceiro ciclo terá como tema “Contos que encantam”. “Iremos ler contos consagrados de várias épocas da literatura”, afirma a Coordenadora da Roda de leitura e pedagoda, Francisca Valle. Segundo ela, os encontros serão quinzenais sempre às quartas-feiras e terão duração de uma hora e meia. “Começamos agora em agosto e seguiremos até o dia 26 de novembro, quando o ciclo deste ano será encerrado”, explica.

As rodas de leitura são gratuitas e voltadas ao público em geral, assim como todos os eventos realizados na Casa de Cláudio de Souza. Os participantes que tiverem, pelo menos, 75% de presença nos eventos ganharão um certificado de participação. “Nossa intenção é, apenas, despertar o prazer da leitura, por isso, os encontros são voltados para quem gosta de ler e quer se reunir para socializar a leitura. Os próprios participantes escolherão a obra a ser lida no encontro seguinte e o autor com o qual ela irá dialogar”, diz Francisca.

SOBRE OS ENCONTROS – O primeiro encontro de Roda de Leitura foi realizado em 2012 e, devido ao sucesso de público, os organizadores decidiram dar continuidade no segundo semestre. Lygia Bojunga foi a escritora a ser explorada nos primeiros encontros que hoje se estendem a diversos escritores.

A escolha da Casa de Cláudio de Souza também não foi por acaso. De acordo com Francisca Valle, além do simbolismo de ter sido a casa de um importante literato brasileiro, é importante utilizar o espaço de forma a levar a própria comunidade local a conhecê-lo. “É um espaço cultural belíssimo e o mais importante é que o titular da casa fez questão de que se transformasse em um local para atividades ligadas às artes”, afirmou a pedagoga.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h.

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail    mimp.biblioteca@museus.gov.br)

E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br