Casa de Cláudio de Souza é palco da Semana da Cultura do Japão

Dando continuidade às atividades do Bunka Sai – Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis, pelo terceiro ano consecutivo a Casa de Cláudio de Souza (unidade do Museu Imperial) abre suas portas para receber a tradicional “Semana da Cultura do Japão” que, desta vez, será realizada entre os dias 12 e 16 de agosto. Todos os eventos terão entrada franca e são de realização da Associação Nikkei de Petrópolis.

Após as atrações do Bunka Sai, realizadas durante os dias oito, nove e dez de agosto, a “Semana da Cultura do Japão” terá mais cinco dias, nos quais os petropolitanos poderão conhecer mais da cultura japonesa através de palestras, workshops e oficinas que ensinarão desde culinária e arte, até a história dos Mangás.

O primeiro dia, terça-feira, 12 de agosto, já começa com duas palestras e inauguração da exposição “Alimentação é Cultura”, que poderá ser visitada das 13 horas às 18 horas até o dia 16 de agosto. Às 15 horas, a Semana da Cultura do Japão terá início com a demonstração e cursinho sobre comida japonesa, com os professores Néa e Nunes, do Kinpai, e Alice Matsumoto. Mais tarde, às 18h30, haverá uma palestra e Concurso de HAICAI, com HAICAI e apresentação de Violinos Imperiais do Centro de Suzuki, com os professores Ataualpa Pereira Filho, Catarina Maul, Fátima do Brasil e Celina Maydana.

No dia seguinte, quarta-feira, 13 de agosto, será realizado o primeiro workshop da Semana, às 15h30, sobre “Como desenhar Mangás”, tradicionais desenhos japoneses. O professor Douglas Nascimento ensinará o processo de criação, composição e estudo da anatomia dos personagens.

Na quinta-feira, dia 14 de agosto, às 15 horas, será ministrado o segundo workshop, com professor José Carlos Seabra da Silva, que trabalhará com a arte dos Kirigamis. Às 17 horas, o historiador Nilson da Silva realizará uma palestra sobre “Como Construir Roteiros para Quadrinhos”. A última atração da noite será às 19 horas, com a palestra “Alimentação e Esportes”, com o Dr. BrunoChrist, Dra. Juliana Schaefere  Dra. Rebeca Martins.

No penúltimo dia da Semana do Japão, sexta-feira, 15 de agosto, haverá uma palestra sobre “A História do MANGÁ e Sua Influência no Mundo Ocidental”, com o professor e historiador Alessandro de Carvalho, às 16h30.

Encerrando a Semana, no dia 16 de agosto, sábado, as professoras Kathia Yamamoto e Sheila Justen realizarão um workshop de Origami, às 15 horas, e, às 16h30, o Coral Cant’ Vox se apresenta, com a regência do Maestro Rafael Macedo.

Receber a Semana do Japão não é novidade para a Casa de Cláudio de Souza, já que, desde 2012, o local é parte integrante dos eventos realizados. Em 2012, participaram do Bunka-Sai – Festival da Cultura Japonesa e, em 2013, da Semana da Cultura Japonesa. O titular da casa, o escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, era um grande admirador do Japão e, em sua viagem ao país ficou tão encantado que narrou suas belezas no livro "Impressões do Japão”. Cláudio de Souza foi, ainda, fundador do Instituto Brasileiro de Cultura Japonesa.

O evento é da Associação Nikkei de Petrópolis e tem apoio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Museu Imperial, Casa de Cláudio de Souza, Academia Petropolitana de Educação, Academia Brasileira de Poesia e Centro de Estudos de Jovens e Adultos de Petrópolis.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h.

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail    mimp.biblioteca@museus.gov.br)

E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br