Cineteatro do Museu Imperial recebe I Concerto da Temporada com o Conjunto Anima e Cuore

No próximo domingo, 07 de setembro, o Cineteatro do Museu Imperial abrirá suas portas para receber o I Concerto da Temporada, que contará com a apresentação do Conjunto Anima e Cuore da UCP e participação do Coro de Câmara da UCP, sob a direção do maestro Antônio Gastão. O evento, gratuito e com início às 16 horas, será em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Interessados devem retirar seus convites na bilheteria do Museu.

O concerto promete repertório variado e com peças compostas exclusivamente no Brasil, abrangendo desde modinhas do período imperial até composições de Chiquinha Gonzaga. Também farão parte da apresentação danças anônimas do período colonial, cantata composta pelo próprio maestro em 2001 e a canção “Tarde de Domingo”, obra contemporânea em primeira audição mundial, de Lylian Romero, violoncelista do conjunto.

O evento será aberto ao público, que deverá retirar seus ingressos na bilheteria do Museu Imperial até o horário de início da apresentação.

CONJUNTO ANIMA E CUORE DA UCP – Fundado em novembro de 1986, o Anima e Cuore tem em seu currículo centenas de apresentações de grande sucesso, entre concertos didáticos destinados à comunidade universitária e eventos especiais. Formado por músicos voluntários e alunos bolsistas da universidade, o Conjunto possui um repertório extenso e variado, incluindo desde peças de compositores anônimos do período medieval até os grandes mestres do período barroco.

Destacam-se entre suas apresentações, as temporadas de concertos que vem realizando regularmente no Museu Imperial de Petrópolis e um programa especial do conjunto, produzido pela Rádio UCP, apresentado pela Rede Nacional de Rádios Educativas. Iniciou, em 2008, o projeto de apresentar, em seus concertos regulares, todas as cantatas de igreja de Johann Sebastian Bach.

O Conjunto Anima e Cuore foi vencedor em 2014 do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura, na categoria Música Clássica, pelo conjunto de concertos realizados na temporada 2013 no Museu Imperial.

CORO DE CÂMARA DA UCP – Desde a sua fundação, o Conjunto Anima e Cuore sempre contou com a participação de membros do Coral da UCP para a realização de obras vocais. Mais tarde, quando o conjunto instrumental ainda era basicamente formado por flautas, ele recebeu o acréscimo de um quarteto de cantores solistas. Com o surgimento da Orquestra da UCP e a subsequente participação de seus instrumentistas no conjunto, surgiu a necessidade de um grupo vocal maior, capaz de dar suporte às obras que passaram a ser apresentadas. Foi assim que em 2010 surgiu oficialmente o Coro de Câmara da UCP, formado por uma seleção de cantores do coral universitário, que vem participando ativamente das nossas temporadas de concerto e viabilizando o projeto de apresentação integral das Cantatas de Igreja de Bach.

Preços:

Tarsila Rangel