Biblioteca Rocambole homenageia o Dia das Crianças

Em outubro comemora-se o Dia das Crianças e a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) não poderia deixar esta data passar em branco, por isso, este mês é destinado totalmente aos pequenos e, também, ao Dia Nacional do Livro. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados com o setor de Educação do Museu Imperial.

Nos dias 7 e 8, haverá uma novidade na programação da Rocambole. As crianças que vierem ao local nestes dias irão assistir ao filme Os Croods, animação da era pré-histórica que conta como uma família vive escondida dentro de uma caverna. No decorrer da trama, uma das personagens conhece Guy, que apresenta um mundo novo, cheio de desafios e transformações.

A sequência de Hora do Conto seguida de oficina criativa começa no dia 9, com a leitura do livro As crianças vão ficar doidas. Neste livro, um dragão, um pirata, um rei mestre-cuca e vários outros personagens têm seu lar invadido por um senhor maluquinho, que corre por todos os lados cercados de crianças bagunceiras, mas que espalham alegria por onde vão.

O acervo da Rocambole começa a ser explorado no mês de outubro a partir do dia 14, após a leitura de Quer uma mãozinha?. O livro ensina as crianças, na faixa etária de 3 a 5 anos, a ajudarem, pois também podem precisar de ajuda um dia, convidando as crianças a pensarem sobre o que significa colaborar com as outras pessoas.

No dia 16, haverá Hora do Conto e oficina criativa. Nessa ocasião, serão lidos dois livros Leo Marieta. A autora traz o registro de tudo que se passa no mundo destes dois personagens e conta tudo que só eles sabiam.

O Príncipe Desencantado será o livro do dia 21 de outubro e, logo após a leitura, haverá exploração de livros, jogos e fantoches. O texto conta a história do Príncipe Desencantado que, desde o dia em que nasceu, nada era bom para ele e ele só reclamava. Um dia, todos os que trabalhavam para o rei decidiram que já estavam fartos de suas reclamações e fizeram as malas. O principezinho mimado ficou sozinho e precisou fazer tudo por conta própria. O resultado do que aconteceu é surpreendente!

No dia 22, será a vez do Projeto de Contação de Histórias “A Mala que Fala” com o Grupo Exclusividarte, que contará a história do O Macaco e a Velha. Acompanham a atividade músicas, sonoplastias e adereços disponíveis em uma mala, que ganha vida ao interagir, de forma muito criativa, com as contadoras e com o público.

O macaco e a Velha traz Dona Marocas, uma velha que tinha um lindo bananal e o macaco Simão, que adorava bananas e sempre roubava algumas da senhorinha. Um dia, muito irritada, ela resolveu dar uma lição no macaco e comprou alcatrão, fez um boneco, colocou-o num tabuleiro junto com um lindo cacho de bananas e levou para o meio do bananal. Simão tomou um susto e uma surra, que prometeu se vingar, porém, de uma forma interessante, os dois acabam se tornando amigos.

O livro escolhido especialmente para comemorar o Dia das Crianças é De mãos dadas às crianças de toda parte do mundo, que traz os direitos das crianças e mostra tudo aquilo que se pode fazer para ajudá-la a aproveitar esta importante e deliciosa fase da vida: a infância. Este será lido no dia 23, antes da oficina criativa.

No dia 28 haverá exploração do acervo, logo após a leitura de Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo, história que traz um rapaz que sempre gostou de palavras e histórias, mas que, um dia, viu um furacão passar e deixar todas as letrinhas embaralhadas. Abatido, ele se acostuma a olhar para baixo, mas quando resolve mudar de atitude, vê uma coisa que vai fazer a sua própria história mudar completamente: a imagem de uma moça planando, carregada por livros voadores.

Este mês terá mais um dia do Projeto de Contação de Histórias “A Mala que Fala” com o Grupo Exclusividarte. Desta vez, no dia 29, a leitura será da Menina Bonita do Laço de Fita, que conta a história de uma linda menina de fita no cabelo que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes precisa descobrir o segredo de como ter aquela cor.

A última leitura do mês e a oficina criativa acontecerão no dia 30, com o livro Bruxinha e as maldades da Sorumbática. A história traz algumas charadas para ajudar os heróis a salvar suas tias-bruxas.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312