Casa de Cláudio de Souza comemora os 138 anos do escritor que deu nome ao local

No próximo dia 20 de outubro comemora-se o aniversário de 138 anos de Cláudio de Souza, escritor e teatrólogo que deu nome à unidade do Museu Imperial. Portanto, nos dias 20 e 22 de outubro, às 14h30, o local receberá o projeto educativo “Era uma vez... Cláudio de Souza”. O evento, integrante do Projeto Museu Vivo, é gratuito e aberto para escolas municipais que estiverem agendadas.

A apresentação “Era uma vez... Cláudio de Souza” é de direção de Laell Rocha e conta, de forma lúdica, sobre a vida e obra de um dos escritores brasileiros mais importantes da primeira metade do século XX. Na ocasião, alunos de escolas públicas e particulares de Petrópolis terão a oportunidade de assistir a um espetáculo de teatro, que traz a trajetória de Cláudio de Souza contada através de bonecos. A história começa com a doação da casa de Petrópolis ao Museu Imperial e volta ao tempo até o nascimento de Cláudio, em 20 de outubro de 1876.

Quem conta esta retrospectiva é o boneco que representa Cláudio de Souza com seis anos de idade. Ainda em seu berço, ele sonha com o futuro, suas viagens pelo mundo, sua profissão e obra literária. “A premissa do projeto é fazer com que crianças e adultos conheçam e saboreiem as aventuras da fascinante vida deste grande escritor e médico”, afirma Laell Rocha, dizendo, ainda, que o espetáculo também traz atores músicos e um contador de histórias.

A finalização do “Era uma vez... Cláudio de Souza” será com um conto do escritor, O gato piloto. Escolas interessadas podem fazer o agendamento prévio através do e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail    mimp.biblioteca@museus.gov.br)

E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br