Casa de Cláudio de Souza recebe lançamento de documentário

A Casa de Cláudio de Souza receberá, no próximo dia 31 de outubro, às 19h30, o lançamento do documentário “Geo 2 Bi Roraima Tepui”, dirigido por Ricardo Braun, o segundo dele sobre o Monte Roraima. O evento é gratuito e aberto ao público.

Ricardo Braun revela todos os detalhes e belezas da paisagem do Monte Roraima através de suas lentes, além de trazer depoimentos emocionantes de quem já se aventurou a experimentar esta paisagem ancestral. O vídeo tem como intuito formar uma ponte com o imaginário mundo perdido descrito no livro de Sir Arthur Conan Doyle, em 1912.

Neste documentário educativo, o diretor mescla imagens exclusivas com depoimentos de pessoas que já estiveram no Tepui em diferentes expedições, sendo elas, de pesquisa do DNPM do geólogo Oscar Braun, em 1972; a expedição do economista e pesquisador em educação, Claudio de Moura Castro, em 2003; e a da orientadora educacional e praticante do Budismo, Ana Luiza Berredo, em 2012.

“Geo 2 Bi Roraima Tepui” tem duração de cerca de 24 minutos, foi produzido pela Zen linear films, com fotografia e roteiro de Ricardo Braun e trilha sonora “Água”, do Grupo Uakti. O vídeo tem classificação livre.

SOBRE O DIRETOR Biólogo e cineasta, Ricardo Braun trabalha com questões relacionadas ao meio ambiente há mais de 30 anos. Estudou na Escola de Belas Artes da UFRJ e participou de diversas expedições de estudos e filmagens na Amazônia, África e Escócia. Atualmente, é pesquisador em ciência ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professor do MBA em Construções Sustentáveis do INBEC / UNICID, além de coordenar do projeto Olhar da Natureza, sobre filmagem educativa de ecossistemas e ambientes sociais nativos.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail   mimp.biblioteca@museus.gov.br)

E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br