Diretor do Museu Imperial arremata, em leilão, kit higiênico de d. Pedro II

Na última quinta-feira, dia 23 de outubro, o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Jr., arrematou, em leilão da casa Sotheby's, de Nova Iorque, uma caixa de madeira e couro contendo um kit higiênico de viagem, com quinze peças de prata, vidro e cristal, de uso do imperador d. Pedro II e seu neto, o príncipe d. Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo, segundo filho da princesa d. Leopoldina.

Como o interesse é do Brasil e da Áustria, a peça saiu pelo valor de US$3.000, sendo que a expectativa da Sotheby's era alcançar entre US$5.000 e US$8.000. “Creio que foi um grande negócio para nós uma vez que será possível trazer de volta ao país uma peça que foi usada pelo imperador e, posteriormente, presenteada, pela imperatriz d. Teresa Cristina, ao seu neto, d. Augusto Leopoldo, para ser usada durante a viagem de circunavegação do Cruzador Almirante Barroso, em 1888”, diz o diretor, lembrando, ainda, que a viagem teve um desfecho triste para o "príncipe marinheiro", então 2º tenente da Marinha brasileira, que foi obrigado a deixar a embarcação em função da proclamação da República.

A peça foi adquirida graças à Sociedade de Amigos do Museu Imperial.

Preços:

Tarsila Rangel