Casa de Cláudio de Souza recebe mesa de discussão sobre Racismo Institucional

No próximo dia 27 de novembro, às 18h30, a Casa de Cláudio de Souza (unidade do Museu Imperial) abrirá suas portas para receber a Mesa de Discussão sobre “Racismo Institucional”. O evento é da Comissão gestora da Subsede Região Serrana do Conselho Regional de Psicologia e possui vagas limitadas.

Ministrada por duas psicólogas, Maria da Conceição Nascimento e Luciene Lacerda, a palestra visa discutir a problemática que as instituições e organizações encontram em oferecer um serviço profissional adequado às pessoas em virtude de sua cultura, origem racial ou étnica.

AS PALESTRANTES – Maria da Conceição Nascimento é psicóloga, com especialização em raça, etnias e educação no Brasil e mestre em Psicologia – estudos da subjetividade. A profissional também é conselheira do XIV Plenário do CRP-RJ, membro da Comissão de Direitos Humanos e coordenadora do Grupo de Trabalho Integrado sobre Diversidades Étnico racial e de Gênero e Identidades Trans do CRP-RJ. Maria também faz parte da Articulação de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadores - ANPSINEP.

Já a psicóloga Luciene Lacerda, possui especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz, mestrado em Saúde Coletiva e é psicóloga e pesquisadora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ. Luciene também atua no Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro representando o IESC, coordena o programa e grupo de pesquisa sobre assédio moral e trabalho em saúde e é integrante do Instituto Búzios na coordenação de ações feministas.

Interessados em participar da Mesa de Discussão devem se inscrever previamente através do telefone (24)2243-0834 ou pelo email subsedepetropolis@crprj.org.br.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail   mimp.biblioteca@museus.gov.br)

E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br