banner imprensa

Casa de Cláudio de Souza recebe mesa de discussão sobre Racismo Institucional
 
No próximo dia 27 de novembro, às 18h30, a Casa de Cláudio de Souza (unidade do Museu Imperial) abrirá suas portas para receber a Mesa de Discussão sobre “Racismo Institucional”. O evento é da Comissão gestora da Subsede Região Serrana do Conselho Regional de Psicologia e possui vagas limitadas. 
 
Ministrada por duas psicólogas, Maria da Conceição Nascimento e Luciene Lacerda, a palestra visa discutir a problemática que as instituições e organizações encontram em oferecer um serviço profissional adequado às pessoas em virtude de sua cultura, origem racial ou étnica.
 
AS PALESTRANTES – Maria da Conceição Nascimento é psicóloga, com especialização em raça, etnias e educação no Brasil e mestre em Psicologia – estudos da subjetividade. A profissional também é conselheira do XIV Plenário do CRP-RJ, membro da Comissão de Direitos Humanos e coordenadora do Grupo de Trabalho Integrado sobre Diversidades Étnico racial e de Gênero e Identidades Trans do CRP-RJ. Maria também faz parte da Articulação de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadores - ANPSINEP.
 
Já a psicóloga Luciene Lacerda, possui especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz, mestrado em Saúde Coletiva e é psicóloga e pesquisadora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ. Luciene também atua no Comitê Técnico de Saúde da População Negra da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro representando o IESC, coordena o programa e grupo de pesquisa sobre assédio moral e trabalho em saúde e é integrante do Instituto Búzios na coordenação de ações feministas.
 
Interessados em participar da Mesa de Discussão devem se inscrever previamente através do telefone (24)2243-0834 ou pelo email subsedepetropolis@crprj.org.br.
 
A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.
 
SERVIÇOS
 
Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, 247, Centro – Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 / mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza
Visitação: de terça a sexta, das 11h às 18h
Biblioteca: de terça a sexta, das 13h30 às 17h30 (em outros horários, mediante agendamento pelo e-mail   mimp.biblioteca@museus.gov.br)
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
E-mail:    mimp.faleconosco@museus.gov.br
Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
 
Assessoria de Imprensa
Tarsila Rangel
(24) 2233-0392
mimp.imprensa@museus.gov.br