banner imprensa

Programação de dezembro da Biblioteca Rocambole homenageia o Natal
 
O mês de dezembro na Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) será comemorado em clima natalino e, além de Hora do Conto, terá exploração do acervo e oficina criativa. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
 
No dia 03 de dezembro haverá leitura do O segredo de Natal de Pedrinho, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole. A obra conta a história do menino que aguarda ansiosamente a chegada do Papai Noel. O livro é acompanhado por todo um imaginário mágico e luminoso associado à data que se aproxima: o Natal. Reporta a uma história em que a esperança é o motor que alimenta os sorrisos das crianças e faz com que coisas boas aconteçam. 
 
A segunda oficina criativa será realizada após a hora do conto no dia 04 de dezembro. Na ocasião, o livro A Troca questionará quanto vale um baú cheio de ouro. Assim, tem início uma narrativa surpreendente, na qual uma troca leva à outra, fazendo com que a história pareça não ter fim e o mundo fique “meio de cabeça pra baixo”. Esse livro, que constrói e destrói valores como uma divertida brincadeira, conquista o leitor já na primeira frase, ao mesmo tempo em que revela, página após página, que todos os valores são sociais, construídos e relativos. 
 
Nos dias 09 e 10 de dezembro, o livro Douglas quer um abraço será a obra da vez, seguida de exploração do acervo. O livro conta a história do urso que sai em busca do abraço perfeito e, no caminho, depois de tantos abraços e não conseguir ser correspondido, encontra alguém que, finalmente, irá preencher com muito amor toda a vontade de Douglas de ser abraçado.
 
O clima natalino invade a Biblioteca no dia 11 de dezembro, com a leitura de Quando o Natal acontece. A partir do olhar inocente de um menino que tem dúvidas sobre o significado do Natal, as crianças poderão acompanhar sua busca incansável do verdadeiro sentido desta data. Ao final da Hora do Conto, haverá oficina criativa.
 
O livro Pode Levar! será lido nos dias 16 e 17 de dezembro, seguido de exploração do acervo da Rocambole. A história mostra o simpático Seu Retalho, que escreve em um pedaço de papel “pode levar!” e esse pequeno bilhete causa a maior confusão! 
 
No dia 18 de dezembro, finalizando o ano de 2014 na Biblioteca Rocambole, será lido Dia de Pinguim, que traz a encantadora história de uma tartaruguinha que gostou tanto do livro sobre pingüins que seu pai leu, que acabou sonhando que era uma dessas aves. Quando acorda, decide tornar o sonho realidade. Veste o paletó do avô e faz tudo que um pinguim faz: anda bamboleando e desliza de barriga no chão, brinca de passar o ovo e come bolachas em forma de peixe. A Hora do Conto será seguida de oficina criativa.
 
A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.
 
O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.
 
SERVIÇOS
 
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312
Agendamento para grupos escolares: (24) 2233-0345 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com
 
Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial
 
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
 
Preços:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito
 
Assessoria de Imprensa
Tarsila Rangel
(24) 2233-0392

mimp.imprensa@museus.gov.br