Sociedade de Amigos do Museu Imperial compra pintura rara de d. João VI
João Tomás da Fonseca (1754-1835). Retrato equestre do príncipe Regente d. João. Óleo sobre madeira, c. 1805, 31X22cm, ricamente adornado com moldura de madeiras raras do Brasil.
Procedência: Coleção Real Portuguesa (Palácio de Queluz); Coleção Ricardo do Espírito Santo Silva; Coleção Newton Carneiro.
A pintura do famoso artista português João Tomás da Fonseca teve como modelo a estampa de número LVIII da obra “A Luz da Liberal e Nobre Arte da Cavallaria offerecida ao Senhor D. João Príncipe do Brasil”, da autoria de Manuel Carlos de Andrade, publicada em Lisboa pela Regia Officina Typografica, em 1790.  A publicação é reconhecida como um dos mais completos tratados de cavalaria do período e, para muitos, a principal obra do gênero em toda a Europa.
Antes de ser adquirido pela Sociedade de Amigos do Museu Imperial aos herdeiros do colecionador Newton Carneiro por R$ 53.000,00, o quadro pertenceu à coleção do banqueiro e mecenas português Ricardo Ribeiro do Espírito Santo Silva e, antes dele, à Coleção Real Portuguesa, no Palácio de Queluz.
A doação da Sociedade de Amigos do Museu Imperial vem complementar o acervo do Museu Imperial uma vez que a instituição possui o chapéu bicorne que o então príncipe regente ostenta na pintura. A doação ao Museu Imperial ocorreu em 1948 quando o embaixador Raul Fernandes, então Ministro das Relações Exteriores do Brasil, recebeu o chapéu das mãos da Sra. Maria do Carmo Noronha Husum em Lisboa, Portugal. Quadro e chapéu serão peças de destaque durante as comemorações dos 200 anos da elevação do Brasil à categoria de Reino que o Museu Imperial prepara para o ano de 2015.

Preços:

Tarsila Rangel e Patrícia França