Em janeiro, Biblioteca Rocambole terá programação aberta a crianças da comunidade

Mesmo com as férias a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) continua funcionando e, no mês de janeiro, ainda terá uma novidade: será aberta para crianças da comunidade, que poderão explorar o acervo e participar da Hora do Conto e das oficinas criativas. Todas as atividades são gratuitas e destinadas, normalmente, a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

No dia 20 de janeiro o livro a ser lido será “Bagunça e arrumação”, duas crianças que quando se juntam só arrumam confusão e cada uma vai para um lado. Mas isso nunca dura muito tempo, logo elas percebem que é muito chato ficar sozinhas e voltam a brincar, correr e aprontar sempre juntas por toda parte. Após a leitura haverá exploração do acervo da Rocambole.

No dia 21, as crianças poderão assistir ao filme “Frozen: uma aventura congelante”, que conta a história de Elsa, princesa de Arendelle, que nasceu com poderes mágicos que a tornaram capaz de criar gelo, geada e neve.

“O menino, o cachorro” será o livro do dia 22 de janeiro. Após a Hora do Conto haverá exploração do acervo. A história traz um dos sentimentos mais profundos das crianças: a vontade de ter um animal de estimação. Porém, ao final da narrativa, começa a mesma história contada do ponto de vista de um filhote de cachorro que tem como grande sonho ter “um menino de estimação”.

No dia 23, a Hora do Conto trará a história “No Reino de Bilinguindone”, que conta a história deste reino, que até uma rainha mal-humorada se mudar para a vizinhança, era um lugar muito divertido. Mas que agora está com a sua alegria ameaçada. Para salvar Bilinguindone a princesa Mel terá de viajar à Terra do Tudo Pode e viver aventuras ao lado de personagens do reino das fábulas: o Dragão Dorminhoco, a Dona Aranha Bordadeira e o Gato Precioso. Neste dia também haverá exploração do acervo da Rocambole.

A primeira oficina criativa do mês será no dia 27 de janeiro, logo após a leitura do livro “Campeões”, que traz a competição entre os animais da floresta para ganhar as Olimpíadas.

Mais um filme será exibido no mês de janeiro, desta vez no dia 28. O segundo longa-metragem será “A Mansão Mágica”, uma aventura que conta a história de um jovem gato que, após ser abandonado na rua, encontra abrigo em uma mansão sombria. Lá vive Leonardo, um senhor de idade que trabalha como mágico e vive rodeado de animais e brinquedos que possuem vida. Ele logo adota o gato e lhe dá o nome de Trovão, para desgosto do coelho Zeca e da ratinha Nina, que se sentem ameaçados. Não demora muito para que a dupla planeje algo para expulsar Trovão do lugar, mas logo todos precisam lidar com uma ameaça bem mais perigosa: Daniel, sobrinho de Leonardo, que deseja vender a velha mansão.

“O menino que coleciona guarda-chuvas” será a leitura do dia 29 de janeiro, que trará também oficina criativa. Chico é um garoto que tem uma coleção enorme de guarda-chuvas, de todos os modelos, tamanhos, tipos e cores. Nos seus aniversários, nenhum convidado tem dúvida na hora de comprar o presente: Chico sempre quer um guarda-chuva novo. Com tanta opção de brinquedos, livros e jogos, por que será que ele sempre quer a mesma coisa? Será falta de imaginação? Nada disso, ao contrário. Ele gosta de guarda-chuvas porque eles podem se transformar em qualquer coisa, ao sabor de sua infinita criatividade.

Para encerrar o mês, no dia 30, haverá oficina criativa e Hora do Conto com o livro “Faz muito tempo”. A história narra que há muito tempo ninguém sabia o que havia pra lá do mar. Até que homens e meninos, Pedros e Pedrinhos, criaram coragem e puseram-se a caminho rumo a lugares distantes e misteriosos, cheios de aventuras para navegantes corajosos.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312